Lendo Tolkien – Início ♥

Como prometido, estou passando aqui para avisar que hoje darei início à leitura do livro O Silmarillion, para o projeto Lendo Tolkien. E já posso dizer que estou muito ansiosa para começar essa leitura !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Já separei os meus post-its e marcadores de páginas / frases para adentrar nessa aventura na Terra Média.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Para fazer esse post, eu li apenas as duas páginas do prefácio do livro, escrito pelo filho de Tolkien, o Christopher Tolkien.

Lá ele vai contar como o seu pai foi escrevendo o Silmarillion, acrescentando mudanças, alterações, variantes nas histórias e lendas, ao longo de mais de 50 anos. Quanto mais o Tolkien escrevia, mais lhe parecia impossível finalizar o livro; tudo ia ganhando sempre um alto nível de complexidade.

Coube então ao Christopher Tolkien juntar todas as anotações que o pai fez sobre a história e combina-las de maneira que se tornasse publicável. O Silmarillion foi publicado quatro anos após o falecimento do Tolkien, no ano de 1977.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

O livro vai trazer a história do Silmarillion em si, mas também trará quatro outros contos curtos. Dois deles estão inteiramente ligados à história do Silmarillion, e os outros dois são histórias independentes.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

No final do livro existe um conteúdo adicional: um capítulo com árvores genealógicas de algumas famílias da história, uma nota sobre a pronúncia, um glossário e os mapas de Beleriand. Para facilitar encontrar esses conteúdos ao longo da minha leitura, resolvi colocar marcadores nas páginas dos que sei que irei usar bastante; ficou assim:

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Por falar em mapas, eu resolvi desenhar alguns que podem ser úteis durante a leitura. São os mapas das três eras de Arda. Eu gostaria de agradecer ao Eduardo Stark pela ajuda e pelo link explicativo que ele me passou sobre o assunto e que me ajudou muito, clica aqui para ler também !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Não são mapas tão profundos, servem apenas para uma localização geral. Lembro que quando li O Silmarillion pela primeira vez, fiquei um pouco confusa e pode ser que alguém fique também. Então resolvi disponibiliza-los para download. Espero que ajude, de alguma forma. Ao longo das leituras vou fazendo as devidas correções, caso seja necessário.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Os mapas que disponibilizei tem dimensões de 20 x 14 cm, nas opções em preto e branco e colorido. O link para baixa-los está no final do post.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Para baixar os mapas, é só clicar aqui – depois em download, e depois em free download.

Espero que gostem ♥ !!

Na próxima quinta (02.07) eu volto aqui para contar até onde eu li, o que eu li e o que estou achando da leitura.

E vocês? Já começaram a leitura? Quem vai me acompanhar no projeto? Me contem aqui nos comentários !! E quem tiver sugestão para o Lendo Tolkien, por favor, ficarei feliz em conhecer !! Já estou pensando em uma ideia para o final do projeto. Vou estuda-la um pouco mais e, assim que fechar, conto para vocês !!

Obrigada por acompanharem até aqui.

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.


7 comentários sobre “Lendo Tolkien – Início ♥

  1. Ai que lindo. Fiquei muito afim de também embarcar neste projeto, quem sabe né. 😀 Eu li Silmarillion há muito tempo atrás e tbm fiquei muito confusa, é um livro bem complexo e eu era bem jovem, uma releitura é sempre muito bom. Juliana seu projeto está lindo, ansiosa pelos próximos capítulos.. Que mapas maavilhosos.
    Beijoss
    Tokien ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obaa, Sara !! Eu li uma vez no ano passado; esse ano fiquei com saudades de ler !! xD Acho que a ideia é ler Tolkien uma vez por ano (ele é o meu escritor preferido!!) … Vamos ver se vai dar certo… Ainda não sei como farei, mas o pensamento é positivo. Já fico muito feliz que tenha gostado da ideia e dos mapas. Obrigada, viu? Beijos !!

      Curtir

  2. O livro parece ser muito legal, Juliana. Adorei os mapas.
    Oh, que diferente você utilizar post-its! haha 🙂

    Ps: vi ali na sidebar que você é de João Pessoa e achei isso uma grande coincidência pois sou carioca e me mudei recentemente para a sua terrinha ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oii Mel !! O livro é muito bom (apesar de complexo). Eu li uma vez no ano passado e ele se tornou fácil o meu livro preferido da vida !! ❤ Fico muito contente que tenha gostado dos mapas, obrigada !! ❤

      Aaah, é !? Você está gostando da cidade !? Eu gostava mais quando ela era uma cidade tranquila. Agora nem está mais… =( =( =( Mas, mesmo assim, sou apaixonada por aqui !! ahaha xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s