Lendo Tolkien #01 ☁ O Silmarillion #01

Esse é o primeiro post, de fato, do projeto literário Lendo Tolkien. Para conhecer a ideia inicial, é só clicar nesse link aqui; e nesse outro link aqui, eu fiz uma pequena introdução ao Silmarillion, vem conhecer !!

Nessa semana que passou, eu só consegui ler 55 páginas de O Silmarillion – o que é muito pouco. Mas a leitura que fiz foi bastante minuciosa, aproveitei cada palavrinha.

A sensação de ir entendendo como tudo aconteceu, quando o tempo ainda nem existia, é maravilhosa. O texto é tão detalhado, que é por isso que me sinto tão parte da história. Acontece isso com vocês também?

A primeira parte do livro, chama Ainulindale e vai contar como o mundo foi criado por Ilúvatar, ou Eru, o Único.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

O mais legal é que esse mundo, chamado Ea, e tudo o que existe nele, foi criado a partir da música dos Ainur (espíritos tipo deuses, criados do pensamento de Ilúvatar). Não tinha como ser mais poético, não é, gente?

Quando terminei de ler o Ainulindale, fiquei me perguntando se, por acaso e de certa forma, não teríamos que agradecer Melkor (Ainur mais poderoso de todos, e mais maléfico também), pela criação do mundo?

Me pareceu que Ilúvatar se irritou com o que Melkor estava fazendo ali pelo terceiro tema da música, e isso fez com que Ilúvatar levantasse e criasse tudo logo de uma vez. Caso contrário, será que Ilúvatar, até os dias de hoje, ainda estaria escutando aquela bela música que os Ainur estavam compondo? ahah É meio engraçado pensar assim.

A segunda parte do livro, chama Valaquenta.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

A primeira página dessa parte vai fazer um resumo de tudo que foi dito no Ainulindale. E depois vai nos apresentar os Senhores dos Valar (nome que se dá aos Ainur quando eles descem para Ea) e Rainhas dos Valar, os Maiar (espíritos que também vieram para Ea; são inferiores aos Valar e, assim, são seus criados e auxiliares), e os inimigos.

Nessa parte fala também de Sauron, gente !! É muito bom saber como ele era. E eu, finalmente, entendi o que é um Balrog. Acho que essa descoberta foi uma das mais felizes até agora; juro que eu sempre ficava tentando entender o que era um !!

A terceira parte do livro chama Quenta Silmarillion.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Do Quenta Silmarillion eu li até o capítulo III. Até agora eu fiquei sabendo sobre a chegada dos Valar em Ea e como eles começaram a construir tudo. Que raivinha de Melkor, gente !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Depois vai falar como e porque os Ainur foram para Aman (terras imortais) e ficaram por lá mesmo. E como a Terra Média estava também. Explica como começou a contagem do tempo, a partir das duas árvores – incríveis – de Valinor. Eu gostei muito dessa parte do texto !!

E aí fala um pouco sobre os Filhos de Ilúvatar (elfos e homens) também.

Eu morri de amores por Ulmo, Yavanna e Orome, gente !! Quem leu, vai saber porque. Meu coração todo pra eles ♥ !!

No segundo capítulo vai falar basicamente sobre a criação dos anões.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Apesar de eu ter ficado com muita (muita mesmo!) peninha deles, eu ri MUITO da solução que Aule queria dar para eles, quando Ilúvatar foi lá puxar a sua orelha. É que foi muito inusitado !! A pessoa nunca espera uma solução assim, né? Eu precisei deixar registrado aqui, a ideia que ele teve (isso é SPOILER, gente !! Quem ainda não leu o texto, por favor, não lê o trecho a seguir, senão perde toda a “graça”, tá?):

E Aule apanhou um enorme martelo para esmagar os anões; e chorou. Mas Ilúvatar apiedou-se de Aule e de seu desejo, em virtude de sua humildade. E os anões se encolheram diante do martelo e sentiram medo; baixaram a cabeça e imploraram clemência.” (página 40).

Eu gosto muito da história dos anões !! Esse capítulo é todo incrível !! E ainda vai falar sobre a discórdia entre anões e elfos. É sensacional !!

E no final desse capítulo ainda rolou um deal with it de Aule para Yavanna, ahaha. Vocês viram isso? ahah

O terceiro capítulo vai falar como foi o despertar dos elfos, e a caminhada de alguns deles para Valinor.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Gente !! Uma dúvida urgente !! A Primavera de Arda é o primeiro tema da música dos Ainur, e os Dias de Bem-Aventurança é o segundo tema da música? Me ajuda !!

Bom, acho que é isso !! Eu estou amando a minha leitura. Como falei, parece que eu estou lá, onde as coisas estão acontecendo na história. Já falei que, se eu pudesse escolher onde morar, seria em Arda? É muito verdade !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Alguém aí também está lendo? Em que parte vocês estão? O que estão achando da leitura? Me contem nos comentários !! Conversem comigo, quero muito conversar com as pessoas que também estão lendo O Silmarillion !!

Muito obrigada por acompanharem até aqui, e até o próximo post. Aceito sugestões de como o Lendo Tolkien pode acontecer, hein? Obrigada por tudo !

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.


3 comentários sobre “Lendo Tolkien #01 ☁ O Silmarillion #01

  1. Aii Juu que legal!!! Adorei!! Eu ja li o Senhor dos Anéis, mas parei nele…agora, só por causa do teu post eu vou correr e comprar esse pra ler! Fiquei super curiosa! Acho que todo mundo que vir esse post vai correr e comprar um Silmarillion!! Beijoooo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s