LENDO TOLKIEN #03 ☁ O SILMARILLION #03

Está para nascer um livro que tomará o lugar de O Silmarillion como o meu livro preferido. Não, digo, “para nascer” é muito forte. Direi “para eu ler/conhecer”. Bem melhor assim.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Eu ainda nem terminei a leitura – estou na página 121 – e já estou sentindo necessidade de reforçar isso aqui. Essa é a segunda vez que estou lendo esse livro e, da mesma maneira que fiquei quando li na primeira vez, já estou muito apegada aos personagens e aos lugares que existem nesse mundo !! Vocês sentem isso também?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Bom, vamos ao diário de leitura em si, porque as coisas já estão muito tensas aqui !!

O que deixei registrado nesse post são pontuações do que acontece em cada capítulo (do IV ao XI). Para ler os posts anteriores, é só clicar aqui.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Continuando a partir do Lendo Tolkien #01, depois que nós ficamos sabendo como foi o despertar dos elfos na Terra Média, Tolkien vai nos contar sobre como foi a história de Melian (Maiar) e Elwe (elfo, que passa a ser conhecido como Elu Thingol).

Eu gosto muito da história deles !! Esse é um capítulo (IV) bem rápido.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

No próximo capítulo (V) nós ficamos conhecendo três tipos de elfos: vanyar, noldor e teleri; quais foram os elfos que viajaram para Valinor e quais ficaram em Beleriand e, além disso, os papeis que cada um desenvolvia dentro da sociedade.

Também somos apresentados à família do noldor Finwe e seus três filhos: Feanor, Fingolfin e Finarfin. Lembra de GaladrielEntão, ela é filha de Finarfin !! No final do livro tem a árvore genealógica da família de Finwe e eu acho que gastei um tempão olhando todos os nomes. Adorei que colocaram isso no livro, gente ♥.

Ah! É muito bom prestar bem atenção na família de Finwe, pois é essa família que vai desencadear um monte de acontecimentos na história.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Aqui (capítulo VI) a gente fica sabendo da história de Míriel – mãe de Feanor -, e só posso dizer que a situação é muito triste. Também ficamos conhecendo melhor sobre Feanor e como ele se tornou o melhor ferreiro dentre os noldor. Sabemos também que ele odeia, com todas as suas forças, Melkor.

Aconteceram coisas com Melkor nos capítulos anteriores, que não contarei aqui, para não dar spoiler, mas, nessa época, ele aparece aí para perturbar as pessoas todas.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Assim (no capítulo VII), sabemos como foi que Feanor fez as três Silmarils e sabemos também que o fogo interno que existe nelas é a junção das luzes das duas Árvores de Valinor. Essas são as pedras mais preciosas de todos os tempos, e muita gente as cobiça. Não poderia ser diferente com Melkor, né gente?

Melkor começa a espalhar mentira e discórdia entre os elfos e as turbulências na vida de cada um começam a aparecer. Tem briga entre irmãos, tem briga entre Valar e elfo, parece que vai subindo uma sombra cinza ali em Valinor.

Nesse momento, coração do leitor já começa a ficar apreensivo !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

O (capítulo VIII) que de pior poderia acontecer a Valinor, de fato, acontece !! Fomos apresentados a Ungoliant, a aranha. Lembram de Laracna, de O senhor dos anéis? Ela é filha de Ungoliant !! Não tem como descrever o que acontece, só lendo mesmo para sentir tudo o que o texto/história transmite.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Agora, o coração já está saindo pela boca !!

Valinor (capítulo IX) está escura, acontece um fato muito, muito triste na vida de Feanor que o faz triplicar a sua ira com Melkor – a partir desse momento ele o intitula como Morgoth, o Sinistro Inimigo do Mundo, e a gente fica destruído pela situação do próprio Feanor, de Valinor, de Yavanna e de todos os personagens que, nesse momento, você já criou uma relação de amor.

Melkor e Ungoliant vão para Terra Média e nos é explicado como ficou a situação entre eles.

Gente !! Onde fica Angband, por favor ?! Estou desesperada para ver no mapa e não estou encontrado de jeito nenhum.

Aqui conta também o destino das Silmarils e do maior fratricídio da história !! Fala da tristeza dos Valar com os noldor e da Profecia do Norte, conhecida também como a Condenação dos Noldor. Assim começam as traições entre os noldor e a chegada de Feanor e seus amigos em Beleriand.

Esse foi um dos capítulos mais compridos até agora, e o mais triste deles !! Eu fiquei com o coração partido. Acontece muita coisa ruim, mesmo.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nesse próximo capítulo (X) o texto transporta o leitor para outro cenário e vai nos contar sobre a vida de Melian e Thingol, e quando sua filha, Lúthien, nasceu.

Mostra também a chegada dos anões e como eles trabalhavam e faziam comércio com os sindar ou, elfos cinzentos, como eram chamados os elfos do reino de Thingol.

Os anões são muito amor, gente ♥. Sério. Eles foram muito importantes para os sindar !!

Aí, como se não bastasse toda a tristeza do capítulo anterior, no final desse já começa a acontecer desgraça. A primeira batalha das Guerras de Beleriand, entre orcs e elfos, é travada.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Aqui a gente volta lá pra Valinor e vemos o que os Valar estão planejando e fazendo para ajudar a Terra Média.

É nesse momento que nasce Isil, flor de prata da antiga Telperion; e Anar, fruto de ouro da antiga Laurelin. Essas são as duas luzes que passam a caminhar no Cinturão de Arda, com o intuito de iluminar a Terra Média e dificultar os trabalhos de Morgoth.

É muito interessante como é explicado o movimento do Sol, as fases da Lua, os eclipses e a contagem dos dias, a partir da flor e do fruto sobreviventes das duas Árvores de Valinor.

Depois é contado como foi feita a fortificação de Valinor e como era impossível, qualquer um que quisesse, entrar nela. Nesse momento são feitas também as Ilhas Encantadas que reforçam e impedem a passagem para Valinor.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Já estou ansiosa para continuar a leitura dos próximos capítulos mas, espero que deem uma trégua de sofrimento, né? Meu emocional já está muito abalado e, ficar mais imersa do que eu já estou, é impossível !!

E vocês? Em que parte estão e como estão em relação à história? Gostaria muito de saber !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Muito obrigada por acompanharem até aqui.
Até a próxima quinta !!

Com carinho , Juliana Fiorese.

Posts anteriores do projeto:
Lendo Tolkien – Introdução | Lendo Tolkien – Início | Lendo Tolkien #01 | Lendo Tolkien #02


6 comentários sobre “LENDO TOLKIEN #03 ☁ O SILMARILLION #03

  1. É muiiitaaa a vontdade de ler que a gente fica depois que vê o teu post!!!! O melhor são os comentarios pessoais sobre o que tu achou e como tu se sentiu!! Muito bom pq a gebte se identifica! Parabéns, ta bom demaaaaiiiisss isso aqui!!!!!!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adoro Tolkien, e acho que ele é de uma inteligencia e criatividade fora do normal. As vezes até tenho minhas dúvidas de todos esses mundos e personagens serem criação de uma única pessoa. Silmarillion é o que ainda me falta a ler do autor, a vontade sempre existiu, mas agora, depois de ler sua resenha, bom, acho que serei obrigada a ler! 🙂 Seu blog é muito fofo, parabéns pelos textos e desenhos! Já estou seguindo-o. Quando puder, venha também visitar o meu 😉 !!! Bjks e boas leituras!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiii Fabiana !! Tolkien é meu escritor favorito !! ❤ É tudo criação dele sim !! Ele era incrível e deixou pra gente um legado maravilhoso !! Eu estou muito feliz que tenha gostado do diário de leitura dos livros de Tolkien que estou fazendo, e mais feliz ainda em saber que você sentiu vontade de ler O Silmarillion por causa dos posts. Vamos, vamos ler !! Eu tenho certeza que você vai adorar conhecer mais sobre a Terra Média com esse livro, ele é muito completo e explica um monte de coisas !! ❤ Eu também adorei o seu blog !! Já estou te seguindo por lá !! Beijos !! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s