Lendo Tolkien #08 ☁ O Silmarillion #08

Eu nem estou acreditando que o primeiro livro da jornada Lendo Tolkien já acabou. E ainda mais sendo o meu livro preferido: O Silmarillion.

Parece que demorou… Afinal de contas, passar um pouco mais de um mês lendo um livro de 300 e tantas páginas normalmente é considerado demorado, não é mesmo? Mas, para mim, passou voando.

Eu aproveitei demais a minha leitura. Li com calma, fiz anotações, encontrei cada lugarzinho no mapa, pesquisei outros mapas, prestei muita atenção em nomes de personagens e detalhes. Foi uma experiência maravilhosa.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Vamos então ao que interessa: diário de leitura. Nesse tempo eu li da página 289 à página 388 (capítulos de XXII à XXIV, Akallabêth e Dos anéis de poder e da Terceira Era).

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Depois que aconteceu tudo aquilo com Túrin, a história de sua sina ainda continua aqui (capítulo XXII). Quem aparece? Húrin !! Sim, o pai de Túrin. E nosso coraçãozinho ainda está pesaroso por conta das histórias do capítulo anterior.

O legal é que aqui a gente descobre o que foi Tol Morwen e porque ela permaneceu ali, quando Beleriand cumpre seu destino (a ilha aparece nos mapas da segunda e da terceira era).

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nesse capítulo também vamos ter muitas perdas. A história desenvolve-se, basicamente, no reino Doriath (como o próprio título já indica) e vai colocar em questão os muitos destinos da Silmaril.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Apesar de também ser um capítulo (XXIII) de grandes perdas (e traição), eu gosto muito dessa história. Aqui a gente vai ficar conhecendo o destino de Tuor, que é filho de Huor (Huor era o irmão de Húrin).

Tuor é um personagem que eu gosto muito justamente por ele ser o escolhido de Ulmo (um dos meus Valar preferidos ♥) – falando diretamente com ele – para levar uma mensagem importante para os elfos de Gondolin.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Além disso, sua família está ligada a acontecimentos essenciais para o destino de Arda, e a gente fica conhecendo aqui toda a sua importância.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Esse capítulo (XXIV) é o último da parte 3 do livro (história das Silmarils). A própria linguagem que nos deparamos aqui já é uma linguagem saudosa, sabe?

Por dois motivos: primeiro, por nos levar novamente a Aman e a seus moradores (Valar, Maiar, Finalfin, os teleri); segundo, por irmos percebendo que os próprios destinos de Arda, de Morgoth e das Silmarils não vão demorar muito para se resolverem. E é justamente isso o que o capítulo vai nos contar.

Esse é um capítulo que, quando vai chegando no fim, você já vai torcendo para não acabar, porque você sabe que esse será o último da história das Silmarils. E a saudade aperta. Pelo menos, foi assim que aconteceu comigo. Aí você ri, você chora, e respira ♥.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Na quarta parte do livro (Akallabêth) vamos ficar conhecendo como foi a criação da terra de Númenor, sua Árvore Branca, seu desenvolvimento, seus reis e seus feitos e, por fim, sua queda.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

No livro O Silmarillion nós não encontramos o mapa de Númenor. Sugiro a quem quiser conhecer um pouco mais de sua geografia, pesquisar no livro Contos Inacabados (página 184) ou na internet mesmo.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Os numeníorianos eram homens grandiosos. Eram mortais, porém, viviam muito mais que os demais homens que se encontram na Terra Média.

Desenhos de Morgoth e Sauron que fiz para o inktober 2014.
Desenhos de Morgoth e Sauron que fiz para o inktober 2014.

Nesse capítulo (Akallabêth), Sauron vai ter grande aparição e influência com mentiras e perversidades sobre corações mais fracos. É incrível como ele aprendeu direitinho com o seu superior, Melkor/Morgoth. Vamos ficar sabendo como ele virou a forma que aparece em O Senhor dos Anéis, e sobre a criação do Olho de Sauron, o Terrível.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Aqui (Dos anéis de poder e da Terceira Era) a gente já pode começar a abraçar o livro e torcer para que a leitura demore um pouquinho mais, pois é o capítulo final de O Silmarillion.

Ficamos conhecendo então como ficou a geografia da Terra Média depois da Grande Batalha, como os anéis de poder foram feitos e com quem eles ficam, como foi a chegada dos magos, e um grande resumo de toda a história de O Senhor dos Anéis.

O último parágrafo do livro é tão bonito que, depois de terminar minha leitura, ainda o reli umas cinco vezes, toda emocionada !! Passei um tempão refletindo a história inteira e, sim, abraçando o livro .

Juro que tive vontade de começar a relê-lo novamente. Todo meu amor para esse livro ♥ !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

E assim, finalizo o primeiro livro (melhor de todos) do projeto Lendo Tolkien. Na próxima terça, pretendo postar aqui no blog a resenha do livro O Silmarillion e, na quinta (06.08) darei início à leitura do segundo livro para o projeto: Os filhos de Húrin.

Espero que tenham gostado desse diário de leitura e que sintam-se animados a lerem Tolkien comigo !!

Obrigada por acompanharem até aqui !!

Com carinho , Juliana Fiorese.

(Para ver todos os posts do projeto literário Lendo Tolkien, é só clicar aqui).


4 comentários sobre “Lendo Tolkien #08 ☁ O Silmarillion #08

  1. Oie, Ju!!!

    Sabe que acompanhando seu projeto de Leitura, eu tive algumas ideias pra estimular meus alunos a gostarem de ler?… Achei essa estória de diário de leitura muito boa, mas acho que minha criançada ainda não está preparada para Tolkien, porem pensarei em algo bem legal pra eles! Valeu por me despertar novas ideias!
    Bjks e Boas Leituras

    http://www.linguaeliteratura.com.br

    Curtir

    1. Aaaah, que legal, Fabi !! Que notícia maravilhosa !! Saber que o projeto está servindo de inspiração para outros projetos literários, ainda mais na formação de outras pessoas, é muito gratificante. Só assim o que venho desenvolvendo aqui faz sentido para mim. ❤

      Eu acho que registrar uma leitura assim é muito bom, porque nos força a pensar sobre o que a gente leu. Acho que vai ser bem interessante com os seus alunos. Depois me conta se deu tudo certo !!

      Obrigada por essa mensagem incrível, deixou meu coração feliz !! ❤ Abraços !!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Acabei não acompanhando devidamente o diário de leitura porque eu ainda não li esse livro. Mas mesmo assim sempre que eu vejo que você fez um post novo, eu passo por aqui pra pelo menos ver suas ilustrações e as suas fotos, que são lindas demais!
    Faz um tempo que eu estou com vontade de ler O Silmarillion e a vontade só aumentou com os seus diários de leitura.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ahhh, que linda você, Na !! Feliz demais em saber que os posts estão te deixando animadinha para ler O Silmarillion !! ❤ Mas estou mais feliz ainda em saber que você vem sempre aqui e que está gostando dos posts !! Não sei nem como agradecer !! Mas fiquei mais empolgada para continuar postando !! Obrigada mesmo !! ❤ E quando começar a ler o livro, se quiser conversar sobre, é só deixar comentários pelos posts do diário. Vou ficar contente em trocar ideias !! Beijos !!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s