Cultivando amor: bonsai ♥

Desde que o meu pai trouxe essa mudinha de (Jabuticabeira) bonsai, ficamos, nós dois, apaixonados por essa arte a longo prazo. Sim, porque cultivar bonsai é sim uma arte !! E é uma arte para a vida inteira, pois quero levar essa plantinha comigo ao longo dos anos ♥.

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Mesmo não tendo nenhum conhecimento sobre o assunto, resolvemos desbravar essa aventura. Foi assistindo esse vídeo do ABC do Bonsai, que comecei os primeiros cuidados com a minha mudinha, no dia 28/07preciso montar uma tabela urgente, para não me perder com essas datas.

01 - Juliana Fiorese

A muda de bonsai vem em uma bandeja de plástico e, como eu quero manter a planta nesse mesmo tamanho, resolvi reaproveita-la enquanto não compro um vasinho de cerâmica mais ou menos com as mesmas dimensões.

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Jardim encantado - Juliana Fiorese

A primeira coisa que fiz, foi retirar a plantinha do vaso para poder trabalhar nas suas raízes. Ah, também retirei todas as pedrinhas que vieram nessa muda de bonsai.

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Depois, fui tentando soltar com muito cuidado toda a planta da terra, até que suas raízes aparecessem. Quando estavam à vista, cortei todas as raízes que cresciam para baixo e cortei as raízes de uma outra planta, que estavam escondidas !!

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Então, replantei o meu bebê bonsai novamente no vasinho. Dessa vez, antes de colocar toda a terra, coloquei a planta sobre um objeto plano, para forçar que as raízes cresçam para as laterais.

Agora, é necessário que o bonsai “descanse” um pouco, pois sofreu muito com essas alterações: ele precisa ficar um pouco distante do sol e de ventos fortes durante uns 20 dias. E precisa de água, quando a terra estiver muito seca.

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Estou mostrando aqui apenas a minha primeira experiência e o que eu fiz – não sei se vai dar certo, mas estou torcendo para que dê sim -, então, quem realmente quiser aventurar-se nesse universo, sugiro que pesquise mais sobre o assunto. Vale muito assistir o vídeo que indiquei, pois ele vai dar várias dicas e ensinar muitas coisas !!

Jardim encantado - Juliana Fiorese

E, quem quiser deixar dicas aqui nos comentários, ficarei muito feliz !! Pois, realmente, estou em fase de experiência e aprendizado ♥. Estou tão empolgada que iniciei um processo de cuidar de sementes de 4 plantinhas diferentes: Acer Palmatum, Sequoia, Pinheiro e Sakura:

Jardim encantado - Juliana Fiorese
Imagens retiradas do Google Imagens, apenas para ilustrar as sementes que comprei ♥.

No próximo sábado, vou mostrar para vocês como preparei essas sementes, antes de planta-las. A ideia é cultiva-las, com muito amor, para que cresçam como lindos bonsais. Estou cheia de expectativas e tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa ♥ !!

Jardim encantado - Juliana Fiorese

Espero que tenham gostado desse post. Obrigada por acompanharem até aqui !!

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.

Beda - Juliana Fiorese


8 comentários sobre “Cultivando amor: bonsai ♥

  1. Que lindo! Nunca pensei em cultivar plantinhas assim, minha experiência máxima foi quando criança com feijão e algodão haahaaha, mas achei super interessante, quem sabe um dia eu faça, estou em processo de mudança de apartamento e plantinhas podem deixar o ambiente mais vivo não é? só fico com receio porque sou muito esquecida e já vi que precisa ter dedicação.

    Adorei o post, beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiii Iza !! Aaah, é uma experiência maravilhosa e deixa sim o ambiente mais vivo ❤ !! Eu super indico !! Tem umas plantinhas que são mais resistentes e não precisam de tanta dedicação assim !! Depois dá um pesquisadinha na internet !! Os cactos e suculentas são bons exemplos. Depois me conta, se decidir adotar alguma plantinha !! ❤ Beijos !!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s