Lendo Tolkien #09 ☁ Os Filhos de Húrin #01

Aaah, a maravilhosa sensação de iniciar uma nova leitura ♥ !!

Eu já estava com saudades de postar aqui no blog sobre o projeto literário Lendo Tolkien. O post da quinta-feira retrasada nem conta muito, não é ?! Foi só para marcar o início da leitura do novo livro para o diário de leitura: Os filhos de Húrin, assim como fiz antes de iniciar a leitura de O Silmarillion.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Só para lembrar que esse post faz parte de um diário de leitura, então pode ter imagens e frases do livro que tragam um pouco de spoilers; seria muito bom você já ter lido, ou estar lendo Os filhos de Húrin para acompanhar esses posts.

Aqui vou contar como foi a minha leitura do início do livro até o capítulo III, que vai até a página 71. Vamos lá?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Bom, antes de começar de fato a história, temos alguns textos importantes que precisamos ler antes de entrar mesmo na vida dos filhos de Húrin. A primeira página do livro é uma sinopse da história, assinada por Christopher Tolkien.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Depois, temos um prefácio e uma introdução – ambos também escritos pelo filho de Tolkien -, que vai nos ambientar nessa atmosfera em que se passa a história principal.

Acredito que, por conta desse embasamento, quem ainda não leu O Silmarillion, conseguirá imergir na história sem problema nenhum (mas vamos ver isso ao longo da leitura).

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Ah !! Sugiro dar uma lida também nessa lista sobre a pronúncia !! Muitas palavras eu lia achando que era de um jeito quando, na verdade, era de outro, ahah !! Achei legal ter isso no livro (também vem uma em O Silmarillion) ♥.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Então vamos à primeira parte do livro que já começa com uma ilustração maravilhosa do Alan Lee, mostrando Thorondor, Húrin, Huor e Gondolin !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Eu não sabia que o livro era ilustrado… Imaginam então a minha (feliz) surpresa?

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nesse primeiro capítulo nós vamos ficar conhecendo, de fato, como foi a infância de Túrin. Mas, antes disso, o autor vai nos contar um pouquinho sobre os seus pais e sobre a sua linhagem.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese
Túrin criança.

Conhecemos também a formação da personalidade de Túrin desde a infância e ficamos sabendo o quão generoso ele pode ser com as pessoas que ele ama ♥.

Tem uma passagem no texto em que ele está com Sador (criado da família) e que realmente já me emocionou (quem leu vai saber do que estou falando) !!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese
Húrin partindo para a guerra.

Não sei, gente, pode ser que ela estava sendo um pouco cautelosa, mas … Alguém aí achou Morwen um pouco chata nesse capítulo? Deve ser porque Húrin estava indo para uma guerra sem previsão de volta, deixando-a sozinha com seu filho… Né? Então está tudo bem !! ahah

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Esse capítulo (II) vai nos contar sobre a Batalha das Lágrimas Sem Conta ou, em outras palavras, Nirnaeth Arnoediad. O interessante aqui é que, ao invés de contar essa história com uma perspectiva mais geral – como vimos no Silmarillion -, vamos ficar conhecendo-a através de um olhar especial focado em Húrin e na casa de Hador, sua família.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Nossos sentimentos já começam a serem explorados aqui, porque já ficamos com raiva de um dos personagens por ter agido por impulso e, por causa desse erro terrível, ter desencadeado toda a Nirnaeth Arnoediad.

“Então, na planície de Anfauglith, no quarto dia da guerra,
começou a Nirnaeth Arnoediad, com todo o sofrimento
de que
 nenhuma narrativa pode dar conta“.
[Tolkien, 2014, p. 60]

Imaginam a proporção? Sério, quando se está em guerra, por mais difícil que seja, deve-se agir com a razão e deixar totalmente de lado a emoção, não é? Se não, dá nisso!

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Aí aqui a gente já passa da raiva para o medo, para a emoção… E se alegra um pouquinho ao ver toda a força, coragem e esperança de Húrin e Huor. É tão bonito isso, gente ♥.

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese

Crueldade, maldição, sina tenebrosa. É tudo isso e um pouquinho mais que nesse capítulo (III), Morgoth, ao capturar Húrin durante a guerra, vai jogar sobre ele e sobre seus filhos.

O diálogo que Húrin e Morgoth desenvolvem aqui nesse capítulo é sensacional. Acho que poucos, pouquíssimos mesmo, tiveram toda essa coragem de enfrentar Melkor dessa maneira audaciosa que Húrin o enfrentou. Vou deixar um trechinho aqui, só para vocês terem noção do que Húrin fala:

“- Então direi a ti esta última coisa, escravo Morgoth – disse Húrin -,
e ela não provém do saber dos eldar, mas foi posta em meu coração
nesta hora. Não és o Senhor dos Homens, e não hás de sê-lo, mesmo
que Arda e Menel caiam sob teu domínio. Além dos círculos do mundo
não hás de perseguir aqueles que te rejeitam”.
[Tolkien, 2014, p. 69]

E daí a conversa continua.

A frase que fecha esse capítulo é pesadíssima e vem de Morgoth, vocês precisam ver !! E, logo em seguida aparece um desenho (feito pelo Alan Lee) de Húrin preso na cadeira por Melkor:

Lendo Tolkien - Juliana Fiorese
Húrin, preso na cadeira por Morgoth. Ilustração de Alan Lee. Fonte: aqui.

É isso pessoal, na próxima quinta-feira trago para vocês um pouco mais dessa minha experiência de leitura, que já estou amando !!

E vocês? Alguém também está lendo esse livro? Em que parte estão e como vocês estão em relação à história? Gostaria muito de saber !!

Muito obrigada por acompanharem até aqui.
Até a próxima quinta !!

Com carinho , Juliana Fiorese.

Para ver todos os posts do projeto literário Lendo Tolkien, é só clicar aqui.


6 comentários sobre “Lendo Tolkien #09 ☁ Os Filhos de Húrin #01

  1. Oi Juliana!
    Fiquei com saudades do Projeto Lendo Tolkien.
    Terminei essa semana Os filhos de Húrin e achei essa uma das melhores tramas de Tolkien. Desde O Silmarillion já curti muito a história do Túrin ❤
    E sobre a Morwen, ela é muito fria… Hahaha
    Só de ler o seu diário de leitura deu vontade de ler de novo 😀
    PS. Criei uma paixonite pelo Túrin hahaha aconteceu isso com VC tbm? XD

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Juliana!
    Fiquei com saudade do Projeto Lendo Tolkien!
    Terminei essa semana Os filhos de Húrin e considero essa uma das melhores tramas do Tolkien. E sobre a Morwen, ela é muito fria… Hahaha
    PS. Criei uma paixonite pelo Túrin 😀 aconteceu isso com você tbm?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiii Thata !!

      Eu também estava com saudades de fazer os posts do Lendo Tolkien. É que as (duas) semanas que passaram foram muito estranhas e eu acabei nem lendo muito … Acho que fiquei presa no final do livro Anna Kariênina e acabei atrasando tudo por aqui !! Mas agora vou voltar com o ritmo de antes !! ❤

      Eu também gostei muito dessa história quando li o Silmarillion. E já estou adorando tudo que li – apesar de ter sido bem pouco – desse livro !! Já estou ansiosa com as próximas páginas !! ❤

      Você vai ler algum livro de Tolkien ? Quando eu terminar Os Filhos de Húrin, vou reler O Hobbit !! ❤ Também estou ansiosa para essa leitura, aahhaa.

      Beijos !!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s