Mosquitolândia ♥

“Meu nome é Mary Iris Malone,
e eu não estou nada bem”.
David Arnold – Mosquitolândia

Afastada da casa em que viveu durante toda sua infância, da sua cidade e da própria mãe, sem ao certo entender o por quê, a nossa protagonista Mary Iris Malone ou, simplesmente Mim, se encontra em um momento bastante difícil de sua vida.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

Precisando conviver com a madrasta – a qual ela não simpatizava nem um pouco – e enfrentando alguns problemas de saúde, Mim apresenta sinais de revolta adolescente e, ao escutar uma conversa entre o pai e o diretor de sua nova escola, descobre que a mãe está doente e resolve fugir de casa a seu encontro.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

E assim, Mim, aos 16 anos de idade, foge de casa e vai para a estrada em uma viagem de 1.500 quilômetros. Carregando em sua mochila inteligência, ironia, cinismo, um diário, oitocentos e oitenta dólares – roubados de sua madrasta – uma maquiagem de guerra e um coração cheio de conflitos, Mary Iris Malone parte em uma jornada física e emocionalmente cativante.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

É nessa atmosfera que David Arnold nos insere na história e vai nos trazendo, ao longo da viagem, assuntos importantes que, apesar de não serem aprofundados no texto, nos faz refletir: conflitos da adolescência, depressão, esquizofrenia, problemas familiares, uso abusivo de remédios, abuso sexual em crianças/adolescentes, homossexualismo e síndrome de Down.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

David Arnold vai, sobretudo, nos mostrar o crescimento pessoal da protagonista e os laços fortes que ela conquista – com personagens únicos – durante esses quatro dias de viagem pois, muito mais que verdades, Mary Iris Malone encontra o poder da amizade.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

Entre as reflexões de Mim e as cartas que ela escreve em seu diário, a narrativa do livro é muito fluída e, quando você menos espera, já está muito adiantado na leitura. É muito fácil de entender todos os pontos, desde que esteja prestando atenção ao que está sendo dito pois, David Arnold lança frases soltas que serão explicadas mais adiante – e ele faz muito isso, o que eu considero bastante interessante.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

A história é repleta de referências à cultura pop, e isso me irritou um pouco porque, em alguns momentos, eu achei tão forçado que me pareceu que o autor estava com preguiça de descrever um pouquinho mais a cena e resumiu com um “parece com aquilo, daquele filme x“…

Mosquitolândia - Juliana Fiorese
Led Zeppelin, Johnny Cash, Elvis Presley

… Apesar de ser apaixonada pela maioria das referências que ele apresentou, ahah. Sugiro que, quem ainda não conhece as referências que ele faz, dê uma pesquisadinha, escute as bandas/músicas e leia os livros que ele cita. Vale muito a pena !!

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

Eu recomendo o livro para quem estiver querendo uma leitura rápida, sem nenhum mistério, ou para quem estiver procurando uma leitura tranquila e divertida para passar o tempo. Se não me engano, esse foi o segundo livro Jovem Adulto que li, então ainda não estou muito acostumada.

Admito que demorei um pouco a me acostumar com Mosquitolândia. Devo ter ficado com um tipo de pré-conceito quando li a primeira frase da Mim:

“Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem”.

Normalmente eu não leio livros que trazem personagens com um peso emocional muito forte e/ou bastante triste porque, não sei como, acabo absorvendo demais esses sentimentos e sentindo exatamente o que o personagem está sentindo. O que não é bom, porque eu fico triste mesmo.

Mas depois a gente vê que não é tão pesado quanto se imagina, o que salvou a minha leitura.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

Eu li o livro na versão do kindle, então não posso falar muito como está a diagramação, mas eu adorei os mosquitinhos que separam os capítulos !! E a capa é maravilhosa, não é, gente? Não tem nem o que falar. A ilustração é linda e as cores tão harmônicas que dá vontade de comprar a versão impressa só por ela.

Mosquitolândia - Juliana Fiorese
Mapa interno do livro Mosquitoland, na versão em inglês. Fonte: aqui.

Uma das coisas que mais me encantam em livros, são os mapas. Pesquisando na internet, descobri que Mosquitolândia tem sim um mapa relacionado à aventura de Mim !!

Fiquei muito triste quando não o encontrei na versão brasileira… Quer dizer, na minha versão do kindle não tem. Não sei se na versão impressa tem, gente? Essa história merecia muito um mapa ♥ !! Sério.

Precisamos trazer mais mapas para os livros, editoras ♥ !!

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

Além de escritor, David Arnold também já trabalhou como músico e produtor freelance. Não satisfeito apenas com a história de Mosquitolândia, David compôs uma trilha sonora inteira inspirada no livro. Para escutar – e está demais ! – é só clicar aqui.

Além dessa trilha sonora, Mosquitolândia também tem um book trailer:

E, para finalizar a minha resenha de hoje, vou deixar um desenho fan art da Mim que fiz enquanto estava lendo o livro. O desenho está em alta e no tamanho A4. Para baixar, é só clicar na imagem abaixo:

Mosquitolândia - Juliana Fiorese

Espero que o desenho traga uma dose extra de amor ♥ e cores para a casa de vocês !! Eu ficaria muito feliz em ver como ele ficou aí no seu cantinho. Se quiser me mostrar, é só me marcar no instagram @julianafiorese e usar a #julianafiorese.

Lembrando que os desenhos disponíveis aqui no blog são para uso pessoal !!

Me contem, por favor, aqui nos comentários o que vocês acharam do livro !! Alguém aí já leu? Tem interesse em ler?

Muito obrigada por acompanharem até aqui ♥.

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.


7 comentários sobre “Mosquitolândia ♥

    1. Oiii Jackson !! Obrigada !! Estou muito feliz em saber que gostou da resenha que fiz !! Lê o livro sim !! E escuta as músicas que ele traz … E assiste os filmes … E lê os livros que tem nele, ahaha !! É bem rico em referências. Depois me fala o que achou da história !! ❤ Abraços, e obrigada por acompanhar o post da resenha !! Abraços !! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s