Golem e o gênio – uma fábula eterna ♥

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Sabe aqueles livros que conseguem te transportar de maneira tão real para outro universo? Golem e o gênio.

Sabe aqueles livros que quando você termina de ler a última página, já quer recomeçar a leitura novamente? Golem e o gênio.

Sabe aqueles livros que trazem personagens tão bem construídos, que você queria te-los na sua vida, conversar e ser amigo deles? Golem e o gênio !

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

ISBN: 978-85-66636-48-2 | Darkside Books | 520 páginas | 23,6 x 16,2 x 4 cm

Essas foram as minhas impressões quando terminei de ler esse livro incrível ♥ !! Confesso que, no começo – bem no comecinho mesmo -, eu estava achando a leitura meio devagar – mas isso é totalmente normal, para nos ambientarmos melhor no universo, e a Helene Wecker faz essa ambientação de maneira majestosa -, mas isso foi mudando gradativamente conforme eu ia avançando as páginas.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Chegou um momento na minha leitura que eu simplesmente não conseguia parar de ler. Mais especificamente do meio do livro para o final. Não seria exagero dizer que foram quase 48 horas seguidas de leitura, com pequenas pausas, ahah (viva o feriado !!).

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Mas vamos com calma ao que interessa…

(É que o livro é tão rico que eu estou achando difícil até de começar essa resenha – provavelmente faltará muita coisa para contar, quem tiver interesse precisa muito ler essa história).

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Como falei nesse post aqui, eu recebi Golem e o gênio da DarkSide Books em setembro, e foi uma surpresa maravilhosa – muito, muito, muito obrigada DarkSide Books, Raquel ♥ ! Mas só agora, em outubro, tive a oportunidade de lê-lo.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Eu amo histórias fantásticas, mas até então, nunca havia lido nada sobre golens. Para falar a verdade, eu nem sabia ao certo o que eram.

“Rapaz”, ele disse, “você sabe o que é um golem?”
“Uma pessoa feita de barro”, disse Rotfeld, hesitante.
“Errado. É uma besta de carga. Um escravo corpulento
e irracional. Golens são feitos para a proteção e a força
bruta (…)”.” [Golem e o gênio, p. 15]

Então aprendi que, muito basicamente, golens são criaturas feitas de barro que ganham vida para obedecer e realizar as vontades e desejos de seus mestres, e que vão proteje-los acima de tudo, sem medir esforços, usando uma força que fica difícil até de mensurar o tamanho.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Em relação a gênios, se não me engano, um dos poucos contatos com histórias sobre eles que tive foi com a do Aladdinque não tem quase nada a ver com o gênio (que aqui é chamado de djim) da história em questão. Sobre ele:

Entre as diversas qualidades de djins – uma raça muito diversa, com formas
e habilidades variadas -, ele fazia parte de uma das mais poderosas e inteligentes.
Sua forma verdadeira era insubstancial como uma golfada de ar, invisível aos olhos
humanos. Nesse formato, era capaz de conclamar os ventos e cavalga-los pelo deserto.
Mas também podia assumir a forma de qualquer animal, tornando-se tão sólido como
se feito de músculos e osso.  (…) mas a sua verdadeira natureza ainda seria a de um
djim, criatura do fogo (…) [e] ele nunca permanecia por muito tempo assumindo a
mesma forma corporal“. [Golem e o gênio, p. 36]

O djim então, nesse livro, é uma criatura do fogo, que não tem uma forma física definida, mas que pode se transformar em qualquer animal, sentindo o que ele sente, vendo o que ele vê, e nunca permanecendo por muito tempo na forma de um determinado animal. Os djins são livres, gostam de passear pelo deserto e são muito curiosos. Além disso, eles vivem por longos e longos anos.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Só para lembrar um pouco, a história – apesar de ser um livro contemporâneo – se passa no início do século XX e muitas coisas estavam acontecendo no mundo naquele momento:

Na Europa, a industrialização estava crescendo cada vez mais e muito rapidamente, principalmente por conta do surgimento da máquina a vapor, e muitas pessoas perderam seus empregos;

Aconteceram muitos, muitos avanços tecnológicos e grandes mudanças globais relacionadas ao poder, política e conquistas;

Estados Unidos se desenvolveu muito, virando líder mundial de produção industrial – embate de frente com a Europa -, ganhou grande força econômica e política (por ter aberto as portas do mercado para o mundo, recebendo gente de todos os países !! Completamente o oposto dessa reserva de mercado rídicula que é feita hoje aqui no Brasil, que fecha as portas, que não se mexe, que não se desenvolve, que traz preços absurdos aos produtos – desculpa o desabafo);

Crescimento da imigração;

Época de muita tensão, precedente aos grandes massacres principalmente na Europa e Ásia (século sangrento).

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Enfim.

Golem e o gênio, primeiro livro de Helene Wecker e publicado aqui no Brasil pela DarkSide Books para o selo Dark Lovevai nos contar a história de uma Golem – criada há pouco tempo por um rabino conhecedor das artes cabalísticas, na Alemanha, para fazer papel de esposa de seu mestre que a encomenda – e de um Djimliberto por acaso (por um latoeiro) de uma garrafa na qual foi aprisionado em forma humana no deserto da Síria há mil anos atrás – que, por tarefa do destino, acabam se encontrando na Nova York da virada do século XIX para o século XX.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Por conta de um acontecimento específico, a Golem – Chava – se vê separada da mente de seu mestre e, quando isso acontece, ela passa a escutar todos os medos e todos os desejos de todas as pessoas que estão próximas à ela.

Como sabemos agora, é da natureza dos golens atender necessidades, e isso, nessa proporção a qual ela se encontra, é enlouquecedor. Mas a Golem precisa ir contra essa natureza para que ninguém perceba o que ela realmente é. Caso contrário, a destruiriam rapidamente.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Com o DjimAhmad – não acontece muito diferente: ele também precisa manter-se em segredo e ir contra a sua própria natureza. Ele está preso – o que é enlouquecedor para criaturas livres como os djins – na forma humana, a qual ele vê como uma forma muito fraca, e não pode usar nenhum dos seus poderes, como criatura de fogo que é.

Além disso, o Djim não lembra de nada e nem por quanto tempo ficou preso naquela garrafa.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Ah !! Eu achei muito engraçada a maneira que o Djim sai da garrafa, gente: ele chega através de uma profusão de fogo e choque e, de repente:

Havia um homem nu deitado no chão de sua oficina“. [Golem e o gênio, p. 33]

Lembrei muito do Exterminador do Futuro !! ahaha ♥

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

A história vai nos contando então, através de capítulos intercalados com a visão de cada um, tudo sobre a vida que a Golem e o Djim, separadamente, vão levando como humanos e com seus segredos; os trabalhos que eles arranjam para ocupar o tempo; o que eles vão fazendo nas longas noites sem dormir, até chegar no momento em que eles finalmente se encontram ♥.

Também vamos ficar conhecendo como a Golem foi criada e por quem; aos poucos, em flashbacks, vamos ficar conhecendo como era a vida do Djim no deserto há mil anos atrás, até o momento em que ele foi preso; vamos conhecer a Pequena Síria (comunidade árabe onde o Djim se instala) e o Lower East Side (comunidade judaica onde a Golem fica) e todas as personagens que compõem esses cenários e fazem parte da história dos protagonistas.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Por falar nas personagens secundárias, elas são tão bem construídas que afloram, no leitor, os sentimentos de uma maneira incrivelmente profunda sobre a personalidade, a história de vida e o momento atual de cada um deles.

Você gosta muito da bondade de um, ou tem muita pena sobre a situação do outro, essas coisas.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Sem falar nos personagens principais, não é mesmo? A cada página eu esperei ansiosa o encontro dos dois e, quando isso realmente aconteceu, eu não consegui largar mais o livro.

O crescimento interno que eles tem ao longo da história, o vínculo que eles criam entre si – o Djim e a Golem – que vai se transformando em algo tão forte, tão natural, tão lindo e tão puro, apesar de suas diferenças – eles são totalmente o oposto um do outro -; a influencia que um vai exercendo sobre o outro, muitas vezes em pensamentos; tudo isso e mais um monte de detalhes é descrito de maneira simplesmente encantadora !!

Acho que só lendo mesmo, para sentir o que estou falando ♥ !!

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

A cena que eu mais gostei na história inteira foi a do momento em que eles, a Golem e o Djim, dançam em um determinado baile. Eu li o parágrafo da descrição dessa cena – na página 325 – dezenas e dezenas de vezes.

Sério, aqueceu meu coração. É uma cena muito linda !!

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Através desse “passeio místico e profundamente original pelas calçadas de Nova York” [por Booklist, na quarta capa do livro], vamos ser levados para lugares belíssimos e conhecer muito da cultura árabe e judaica.

Assim, acontece um determinado incidente que complica todas as situações de todo mundo, que eu não vou dizer o que acontece – são muitas coisas, na verdade -, para não estragar.

Virão muitas revelações, muitas descobertas e o ritmo da leitura vai ficar extremamente frenético – pelo menos foi assim o que eu senti.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Eu recomendo muito esse livro – principalmente para quem gosta de fantasia – que, além de tudo isso, é repleto de discussões que tratam sobre questões humanas, sociais e religiosas !! E sugiro que a pessoa o leia com calma, prestando bastante atenção nos detalhes, porque tudoTUDO mesmo – está interligado, está conectado !!

Nas últimas páginas tem uma descoberta surpreendente, gente. Infelizmente eu havia visto na internet, sem querer,  justamente a frase dessa revelação… Fiquei um pouco triste, imaginando o tamanho do impacto que aquela situação me causaria caso eu ainda não soubesse – queria muito ter passado por essa experiência. Acho que eu ia amar muito mais essa história – se é que é possível, ahah.

Sério, leiam Golem e o gênio, é muito amor ♥.

O texto é de fácil compreensão e escrito de maneira primorosa, e essa edição é linda !!

O livro tem capa dura com revestimento soft touch – que é aquele revestimento fosco com uma superfície meio aveludada, digamos assim – e hot stamp dourado localizado no nome da autora, no logo da editora e em alguns detalhes de arabescos que tem na quarta capa.

A harmonia das cores escolhidas e as ilustrações já nos inserem na atmosfera da história !!

Com certeza essa já é uma das capas mais bonitas que tenho aqui em casa.

18 - Juliana Fiorese

O livro ainda vem com uma fita de cetim em tom de marrom claro, que serve como marcador de páginas, e o tecidinho da costura das páginas é amarelo !!

Muito amor por esse livro !!

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

A guarda e a folha de guarda tem um padrão que lembra muito os arabescos que foram feitos na garrafa em que o Djim foi aprisionado e é na cor marrom, cor do barro, material que a Golem é feita ♥ !!

Eu amei esse “casamento” de elementos representando cada um.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

A folha de rosto é, como normalmente nas publicações da DarkSide Books, inteiramente preta, com exceção do logo da editora, onde aparece a caveirinha branca.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Nas páginas seguintes aparece o mesmo padrão da guarda, porém em preto e branco e com o título do livro…

24 - Juliana Fiorese

… e então chegamos à área onde fica a ficha catalográfica, título, autor, editora.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Depois somos apresentados aos locais onde se passa a história, através de lindas fotos antigas.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

E assim chegamos na história.

O início de cada capítulo traz o nome da autora do livro, Helene Wecker, o título da história e o número do capítulo, trabalhados graficamente de acordo com o contexto da trama. Além disso, a letra capitular é extremamente trabalhada.

A diagramação do texto é ótima, a margem é consideravelmente grande, o tamanho da fonte é confortável, assim como o espaçamento entre as linhas ♥.

Também somos agraciados com as notas de rodapé, tanto do tradutor como do editor, que vão nos explicando elementos das culturas em questão, assim como nomes, alimentos, vestimentas, palavras, etc., etc..

Eu achei a experiência de leitura bem tranquila.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

No final do livro nos deparamos com os agradecimentos da autora e uma mini biografia dela, em páginas completamente pretas com fonte e elementos gráficos em branco, e mais uma foto de um dos cenários da história.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Na última página – nunca sei o nome dessa página… Aquela em que sempre tem a informação da fonte, da gráfica, do tipo de papel, sabe? – tem uma passagem do livro e, complementando-o, uma frase que a editora criou:

TODOS NÓS SOMOS SERES MÁGICOS“.

Tem como não amar a DarkSide Books ? #somostodosseresmágicos ♥

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

O livro veio embalado em uma sacolinha dourada linda e, acompanhando-o, vieram três fotos antigas na cor sépia – as mesmas fotos que tem no interior do livro – e um monóculo com uma dessas fotos.

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Resolvi inserir nesse post algumas das passagens que gostei muito ao longo da história:

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

E, para finalizar a minha resenha de hoje, vou deixar o wallpaper (para tablet e para smartphone) de um desenho fan art da Golem que fiz enquanto estava lendo o livro. Para baixar, é só clicar nos links logo abaixo da imagem:

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Tablet | Smartphone

Espero que gostem !! Se quiserem me mostrar como ele ficou aí no seu tablet ou smartphone, é só me marcar lá no instagram @julianafiorese e usar a #julianafiorese. Ficarei muito feliz em ver !!

Lembrando que os desenhos disponíveis aqui no blog são para uso pessoal !!

Golem e o gênio - Juliana Fiorese

Mais uma vez, muuuuito obrigada DarkSide BooksRaquel, por terem me permitido viajar para uma aventura tão linda, tão mágica. Eu quero outro livro da Helene Wecker, ahah.

Alguém aí já leu o livro? O que vocês acharam da leitura? Quem não leu, ficou com vontade de conhecer a história da Golem e do Djim? Me contem aqui nos comentários. Eu adoraria conhecer a opinião de vocês.

É isso, pessoal…
Muito obrigada por acompanharem até aqui ♥.
Espero que tenham gostado !!

Com carinho ♥, Juliana Fiorese.


32 comentários sobre “Golem e o gênio – uma fábula eterna ♥

    1. Aaah, acho que até quem não lê histórias de fantasia iria adorar essa história !! Fala muito de amizade e laços fortes entre pessoas… Eu estou indicando muito !! Foi umas das histórias mais envolventes que li esse ano. ❤ ❤ ❤ Beijos !!

      Curtir

  1. Ju!

    Primeiramente: que resenha delicada. Fico feliz que vc tenha gostado do livro e se aventurado pelas páginas com o Djinn e a Chava. O Djinn é fenomenal, né? Fiquei apaixonada por ele, hahaha. ❤

    Tá pra nascer post mais completo em termos de coisas para fãs de Golem & o Gênio, hahaha. As fotos ficaram incríveis (destaque todo especial para a lombada que me faz suspirar toda vez <3) e essas quotes também. Muita delicadeza e carinho nas coisas que vc, isso fica óbvio pra todo mundo que acompanha seu trabalho. Parabéns.

    Por último e não menos importante, BAIXEI O WALLPAPER, hahahhaa. Ficou muito fofinho! Muito mesmo, adorei e fiquei feliz por poder levar essa mescla dos dois personagens incríveis comigo. Aliás, a sequência do livro sai em 2018 lá fora. Helene confirmou no feicibukis dela no fim de semana passado. Ansiosa.

    Beijo grande e parabéns pelo post lindo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aiiii, Raquel !!

      Eu li o seu comentário no dia que você comentou aqui, mas só agora consegui responde-lo !!
      Fiquei muito, muito, muito feliz mesmo em saber que você gostou da resenha e do desenho !! ❤ ❤ ❤
      Obrigada mesmo !!
      O livro (lindo) e a história (incrível) me deixaram muito empolgada para fazer esse post !! ❤ ❤ ❤

      Eu não sabiaaaaa que ia ter uma continuação !! Nossa !! Eu também JÁ estou aguardando ansiosa, ahaha !! Sério, quero muito lê-la !! Virei fã da Helene. xD

      Beijoooos, Raquel !! ❤ ❤ ❤

      Curtir

  2. Estou adorando o fato das suas últimas resenhas abordarem todos os livros que pretendo ler (ainda esse ano se der certo) Juliana. A DarkSide Books é sem dúvida uma das minhas editoras preferidas, amo o cuidado e capricho que eles tem em cada publicação e não vejo a hora de ter a minha edição em mãos ❤
    Gosto das fanarts que você faz para cada livro, lindas como sempre.
    Continue assim, despertando nossa vontade para a literatura e ilustração, beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aaaah, que comentário lindo, Eric !! ❤ Obrigada mesmo !! ❤ Também adoro a DarkSide Books em tudo ❤ !! No cuidado, no capricho, na dedicação, no respeito com o leitor, nas redes sociais, no atendimento, etc., etc., eles são ótimos !! Tenho certeza que quando você mergulhar nessas leituras também vai amar cada universo. Quando você ler, quero saber a sua opinião. Beijos !! ❤

      Curtido por 1 pessoa

  3. Que post mais lindo!!! Fiquei mais ainda ansiosa para fazer essa leitura, eu já vi váriasssss resenhas maravilhosas e tinha o adcionado na minha wishlist do skoob, e algumas semanas atrás vejo que ganhei de cortesia no Skoob, quase tive um ataque cardiaco kkkkk não vejo a hora de chegar pra começar a ler ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que legal que ganhou esse livro lindo, Sara !! Assim que ele chegar, inicia a leitura !! Ele é ótimo, tenho certeza que vai gostar muito (ainda mais se, assim como eu, gostar de histórias de fantasia) !! Beijos e boa leitura !! ❤ ❤ ❤

      Curtir

  4. Como lidar com esse acabamento fantástico dos livros da Darkside? Como lidar com as histórias incríveis que eles estão trazendo? E como lidar com essas imagens lindas que você fez? Fiquei super curiosa com o livro, vou incluí-lo na minha lista de próximas leituras (principalmente por ser escrito por uma mulher, e livros escritos por mulheres são meu foco no momento). Simplesmente adorei a indicação!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Também tenho esse mesmo sentimento com os livros e histórias que a DarkSide tem trazido para os leitores brasileiros, Soraya !! ❤ ❤ ❤ É cada uma mais legal que a outra, que fica difícil escolher uma preferida, né? ❤ Mas "Golem e o gênio" já está na minha lista de melhores histórias lidas em 2015 !! ❤ Vou ficar aguardando a sua leitura para saber o que você achou da história, quando terminar de ler !! Me conta? ❤ ❤ ❤ E, obrigada por ter gostado das imagens que fiz !! ❤ ❤ ❤ Beijoooos e boa leitura !!

      Curtir

  5. Ai Jesus amado que vontade que eu fiquei desse livro D: a Darkside sempre ganha a gente pela capa, mas nesse eu fiquei meio insegura – talvez por já conhecer um pouco da mitologia por trás de golems e djins, da mesma forma que estou insegura com o novo da editora que envolve cavaleiros cavalgando… dinossauros. Sei lá, a primeira impressão é que é fantasioso ~demais~, e olha que eu adoro uma fantasia! Mas a resenha me deixou super na vibe! De repente tô aceitando pagar pra ver, hahaha! Eu no momento estou lendo “A Sombra do Vento”, e já fica aqui a recomendação se você ainda não tiver lido e estiver atrás de um livro novo, dá vontade de comer o livro de tão bom que é. E da ilustração a gente nem precisa falar nada né? Fofíssima como sempre, dá vontade de apertar ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aiiii, a DarkSide sempre me ganha pela capa e pelas histórias, Marcela, ahaha !! Então, eu não achei “fantasioso demais”, sabe? A escrita da Helene é ótima e ela puxa bem pra realidade mesmo… Lógico que tem esses dois seres fantásticos, né, mas não é nada de absurdo não… Eu daria uma super chance para essa história !! Se você ler, quero saber o que você achou depois !! ❤ Me conta, por favor !! ahaha 😀

      O dos dinossauros eu ainda não li, mas tenho curiosidade também !! ahaha

      Aah, não conheço o “A Sombra do Vento”, mas já anotei aqui para comprar ele. Acabei de ver a sinopse e já fiquei com muita vontade ler !! Obrigada demais pela indicação !! ❤ ❤ ❤ Beijos !!

      Curtir

  6. Juuuuuuuuuuu, que resenha mais linda!!! Tão rica nos detalhes. Quero muito ler este livro e conhecer esses personagens que você se apaixonou.

    Já comprei o livro mas ainda não iniciei a leitura, tenho certeza de que não vou conseguir parar de ler. Obrigada por apresentar este livro de uma forma tão apaixonante.

    Coloquei o wallpaper no meu celular e ficou lindo demais, te marquei no twitter.

    Super beijo e sucesso sempre!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiii Rafaela !! ❤ ❤ ❤ Feliz demais que gostou da resenha e do desenho !! ❤ ❤ ❤ Depois quero saber se você gostou da história (tenho certeza que vai) também !! ahaha ❤ Me conta também se você se apegou a algum personagem !! ❤ ❤ ❤ Beijos !!! ❤ ❤ ❤

      Curtir

  7. juliaaana da minha vida, plmdds. que livro é esse? botaram um bracelete de ferro no meu punho esse fim de semana, não fiz nada que não ler! :O é tudo lindo, o livro é lindo, a capa é ridícula, de tão linda, as tuas fotos tão lindas, a resenha tá linda.. 💜 agora, sério: tu fez duas observações que me chamaram atenção: a primeira foi a da lentidão do começo e a segunda, a cena da dança. pensando bem, eu passei o livro inteiro imaginando o encontro deles com o gênio na forma real dele. sei lá, uma espécie de envolvimento, sabe? viajei muito nisso. e a impressão que eu tinha era a de que eles tavam sempre fazendo movimentos sincronizados – como se o tempo todo a história fosse uma dança, até a hora que eles dançaram de verdade. dança é fluência de movimentos, e também antecipar os movimentos do outro. acho que ali eles encontraram um ponto comum onde cada um mostrava sua própria natureza e se completava. tu entende? viajei? haha

    ahh, e por último e não menos importante: achei o final maravilhoso. principalmente porque eu me perguntava muito sobre o fim da vida deles, considerando que eles ainda vão viver por muitos séculos, ne. achei um desfecho lindo, de se imaginar os dois hoje.. acho melhor parar de falar, porque se alguém que não leu chegar até o fim desse comentário.. hehe :p

    me conta o que tu vai ler agora!
    beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu adoro teus comentários !! ❤ ❤ ❤
      Obrigada por vir aqui !! ahahah

      Eu senti essa mesma coisa que tu sentiu quando eu estava lendo o livro, Keka !! ahahaha O Djim preso no bracelete de ferro, a golem "presa" no mestre (ou nas milhões de mentes do mundo) e eu presa no livro !! ahaha Eu sabia que tu ia gostar !!

      Ai, eu também esperei muito ansiosa o encontro deles dois ahaha !! Que a história estava sincronizada eu também tinha sentido, mas não fiz essa relação com a dança. Faz todo sentido !! ❤ ❤ ❤ ❤

      Eu também achei o final maravilhoso !! É tudo maravilhoso nesse livro. E, já que tu falou em imaginar como seria a vida deles hoje, etc., VAI TER UMA CONTINUAÇÃO !!! Em 2018, acabei de ficar sabendo. Tu crê ?? Eu JÁ estou esperando ansiosa por essa história. Virei fã da Helene. ❤ ❤ ❤

      Beijos !!!

      Curtir

    1. Oii Everton !! ❤ ❤ ❤ Eu estou muito feliz em saber que a minha resenha te deixou com mais vontade ainda de ler essa história. Eu indico demais a leitura, que é muito cativante. "Golem e o Gênio" já está na minha lista de melhores leituras do ano !!! ❤ ❤ ❤ Se você o ler, me conta o que achou assim que terminar !! Abraços e ótimas leituras !! ❤ ❤ ❤

      Curtir

    1. Eles arrasam mesmo, não é ?! ❤ ❤ ❤ ❤ E estou esperando o meu Star Wars chegar para iniciar a leitura !! Estou muito curiosa para saber como é a experiência de leitura dessa história, já adoro os filmes !! ❤ Estou feliz demais em saber que você gostou da resenha, muito obrigada !! Esse livro é maravilhoso e eu super indico !! Beijos !! ❤ ❤ ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s