Lendo Guerra e Paz #2 ♥

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Um passo além dessa linha, que lembra a linha que separa
os vivos dos mortos, representa o desconhecido, o sofrimento
e a morte. E o que existe lá? Quem está lá? Além daquele campo,
e da árvore, e do telhado iluminado pelo sol? Ninguém sabe,
e querem saber; dá medo cruzar a linha, e também dá vontade de
cruza-la; mas sei que, mais cedo ou mais tarde, vai ser preciso
cruza-la e conhecer o que está lá, do outro lado da linha, assim
como é inevitável, um dia, saber o que está do outro lado da morte“.
[Guerra e Paz, p. 304]

Chegamos então à segunda semana de leitura de Guerra e Paz !! E que livro incrível ♥ !!

Hoje eu vou compartilhar aqui no blog a minha experiência de leitura da página 286 à página 564, dando continuidade assim ao meu diário de leitura de Guerra e Paz.

Como esses posts tratam de anotações e observações feitas ao longo da minha leitura, e como é um diário, fica muito difícil não contar spoilers, gente. =~ Então, já fica avisado, não é mesmo ♥ ?!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

♥ SEGUNDA PARTE ♥
Capítulos: V – XXI
Tomo 1

Dando continuidade à história, neste momento, nós temos um exército francês se aproximando dos hussardos, já com tiros de canhão, e os russos continuam parados !!

A preocupação imediata é conseguir destruir a ponte para impedir a passagem dos franceses.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Rostóv, de início, mostra-se completamente feliz e confiante por estar ali, mas assim que os ataques franceses começam, ele fica extremamente perdido e desorientado, com medo de morrer e sem saber o que fazer.

Tolstói conta o episódio de maneira muito engraçada, retratando a inexperiência dos garotos que iam para as guerras pela primeira vez na vida, desejando chamar a atenção de seus superiores e, ao mesmo tempo, muito amedrontados !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Depois de duas semanas em retirada, finalmente o exército russo consegue uma pequena vitória contra os franceses, porém, não consegue capturar o comandate Mortier.

Mas bastou apenas isso para proporcionar alegria e confiança aos russos !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Daí, Andrei é enviado para uma cidadezinha, Brunn, para dar a boa notícia ao pessoal da Austria; confiante, o príncipe acredita que vai ser muito bem recebido pelo imperador assim que chegar por lá !!

Só que, primeiro, ele é recebido pelo Ministro de Guerra, que até tira uma ondinha – sorrisinhos sarcásticos e tudo o mais – de Andrei e dos russos !! Mas avisa que no dia seguinte ele terá esse encontro com o imperador.

Andrei, sem entender, fica super chateado, né ?!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Ele passa a noite na casa de um amigo dele de longa data: Bilíbin. E, só em uma conversa – a princípio fervorosa – é que Andrei entende que a notícia que ele estava trazendo não era mais tão relevante porque Napoleão tinha acabado de conquistar Viena.

Além do mais, um comandante austríaco bem importante havia sido morto em batalha.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Andrei encontra-se, finalmente, com o imperador e ambos têm uma conversa muito esquisita.

O imperador pergunta sobre a batalha, mas mal se preocupa em escutar as respostas do príncipe.

O encontro é bem rápido e, quando termina, surpreendentemente, Andrei percebe que sua notícia tinha deixado as pessoas felizes. Ele recebe vários convites, inclusive para passar a tarde com uma arquiduquesa austríaca.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Nesse meio tempo, o exército francês consegue tomar a ponte de Viena. O pessoal de Brunn já estava arrumando as malas para partir. Quando Andrei descobre, sua vontade é voltar para o exército russo e contar a notícia para Kutúzovcomandante em chefe -, ajudar nas estratégias e, quem sabe, tornar-se um herói !!

A gente percebe aqui o tamanho da admiração que Andrei sentia por Napoleão; ele sonhava em ser, um dia, como o imperador francês.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Só que aí, Andrei chega lá onde o exército russo está e logo entristece; alega que aquilo não era um exército e sim um bando de miseráveis. Estava todo mundo na pior mesmo.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

A única maneira de salvar o exército russo era partirem para Olmutz, para onde o pessoal de Brunn estava indo, e juntar-se a mais soldados. Mas isso era muito arriscado; facilmente eles encontrariam os franceses em Znaim.

Mesmo assim, essa foi a escolha de Kutúzov.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Kutúzov enviou um exército de 4 mil homens, por um local sem estradas – fiquei com muita dó dos soldados cansados, com fome e descalços – a fim de pegarem o caminho de Viena para Znaimcaminho que os franceses estavam fazendo -.

Quando o general francês, Murat, viu aquela quantidade de homens – oito vezes menor que a sua – resolveu pedir três dais de trégua. O intuito era conseguir ainda mais soldados franceses.

Murat acreditava que aquele pequeno contigente era todo o exército russo. Que engano, né ?!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Só que isso foi muito bom para Kutúzov !! Dessa forma, ele conseguiria ganhar tempo para chegar em Omultz antes de os franceses chegarem em Znaim, evitando o encontra de suas tropas.

Eu acho essas coincidencias e essas decisões e estratégias de guerra muito legais !! Estou bem empolgada com a leitura !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Enfim, quando Napoleão, que estava em Schonbrum, ficou sabendo da burrada de Murat, ficou furioso e escreveu-lhe logo uma carta mandando cancelar essa trégua e acabar de uma vez por todas com o exército russo !!

Maluquinho, maluquinho, Bonaparte resolveu ele mesmo ir lá pessoalmente !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Andrei estava com Kutúzov; mas ele estava insistindo tanto para ir para onde os outros russos estavam – perto do exército francês -, que o comandante em chefe acabou deixando ele ir.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Quando Andrei chegou lá, o pessoal estava bem de boa, descansando, comendo, bebendo… Ninguém estava em seu posto !! Parecia até que eles não tinham nenhuma ameaça !!

A linha de frente da Rússia até trocava algumas ideias com os franceses. Acredita ?!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Quando eles menos esperavam, a França começou a atacar !! A situação ficou bem pesada; é de se esperar, não é ?! Por isso que a Rússia foi obrigada a sair em retirada; estavam totalmente despreparados !!

Somente à noite é que eles conseguem uma pequena vitória contra os franceses, através do grupo em que Dolokhóv estava.

No meio da confusão, Rostóv acabou caindo de seu cavalo e machucando a mão; e assim termina a segunda parte do primeiro tomo de Guerra e Paz.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

♥ TERCEIRA PARTE ♥
Capítulos: I – XIV
Tomo 1

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Aqui na terceira parte, nós somos levados a outro núcleo da história.

Pierre acabou de virar conde e é impressionante como todos mudam o tratamento com ele !! Todos o repeliam, agora o bajulam; inclusive Anna Pavlóvna, a que mais o odiava.

O Príncipe Vassíli passa a o idolatrar e acaba conseguindo que ele mesmo cuidasse dos negócios de Pierre. Interesseiro demais; eu fiquei muito irritada com isso. E Vassíli ainda fica forçando o casamento de Pierre com sua filha, a bela Helene.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese
Programme Name: War & Peace – TX: 03/01/2016 – Episode: War & Peace – Generics (No. Generics) – Picture Shows: Helene Kuragin (TUPPENCE MIDDLETON) – (C) BBC – Photographer: Mitch Jenkins

Pierre fica deslumbrado com todos gostando dele, mas sente-se sufocado com tudo isso !!

A gente descobre nesse momento que os irmãos, Anatole e Helene, são apaixonados um pelo o outro !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

E, sim !! O casamento de Pierre e Helene é anunciado. Pierre não queria casar com ela pois a achava um tanto quanto burrinha, mas não fez nada para ir contra !!

Aceitou tudo, gente !! Na cabaça dele, ele não via como poderia ser diferente.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Nesse tempo, o Príncipe Vassíli chega, com o seu filho Anatole, na casa do Velho Príncipe Bolkónski. O Velho Príncipe logo percebe as intenções dos dois e fica furioso !!

A Princesa Mária até sentiu vontade de casar com Anatole, mas depois de pega-lo em flagrante aos abraços com a sua dama de companhia, Mlle. Bourienne, recusou a proposta. E, pior, ainda colocou na cabeça que vai ajudar no casamento dos dois !!

O Velho Príncipe ficou muito contente pois, no final das contas, não queria que sua filha saísse de perto dele. Ah !! Ele logo percebeu que Anatole não gostava dela, só tinha interesse em Mlle. Bourienne.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

A partir daqui, nós somos encaminhados novamente ao campo de batalha. Está acontecendo a revista das tropas no exército russo e o exército austríaco junta-se a eles. Essa revista é feita pelos imperadores, e Rostóv idolatra muito o superior russo, Alexandre I !!

Ele fica tão apaixonado a ponto de que se o Imperador Alexandre mandasse ele se matar, ele o faria com a maior alegria do mundo !! Deníssov até tira uma brincadeirinha com isso !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Mas esse sentimento corria no coração de vários soldados do exército russo, pois Alexandre I trazia esperança e motivação para toda a tropa.

Os russos conseguem uma outra pequena vitória contra o inimigo e acabam ganhando muita confiança e acreditando que os franceses haviam recuado. Eles começam a se preparar para a Batalha de Austerlitz.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Os comandantes superiores resolvem seguir o plano de um comandante alemão de atacar logo o exército francês, alegando que esse era o momento certo e que os franceses estavam amedrontados.

Kutúzov era contra isso, dizia que era melhor esperar um pouco mais… Mas ninguém o escutou.

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Então, assim que amanhece – e estava com muita neblina, ninguém enxergava muita coisa à sua frente – o exército russo começa a avançar em direção ao local que eles imaginavam que exército francês estaria, acreditando que Napoleão estava longe dali.

Triste engano. Napoleão estava muito perto dali, e em uma área onde conseguia enxergar toda a tropa russa !! Sem neblina, um lugar totalmente estratégico.

Só depois dessa constatação, e com muita calma, Napoleão mandou seu exército atacar os russos !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

E agora eu estou muito curiosa para saber o que vai acontecer com os nossos personagens depois desse ataque de Napoleão, gente !!

É isso !!

Gostaria muito de saber o que vocês estão achando da história e em que parte vocês estão, me contem aqui nos comentários ♥ !!

Guerra e Paz - Juliana Fiorese

Espero que tenham gostado do segundo post do projeto Lendo Guerra e Paz. Até a próxima segunda, com mais diário de leitura ♥.

Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ,
Juliana Fiorese.

♥ Para ler todos os posts do projeto Lendo Guerra e Paz, clica aqui

♥ Vem apoiar o meu livro ♥

Catarse - Juliana Fiorese

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas e diários de leitura como esse .


2 comentários sobre “Lendo Guerra e Paz #2 ♥

  1. Olá Ju!!!

    Voltei!
    A cirurgia, que passei, deu tudo certo.
    Mas oiiiaaa, como pós operatório é horrível, nao?! mas agora já sou eu de novo rsrs
    ja passou por alguma cirurgia?

    vi que voce ganhou star wars =)
    fiquei muito curiosa para ler os do Batman também é o meu herói favorito. Tem um livro do Coringa também mas nao é lançamento, a amazon me sugeriu rsrs

    e aquele livro da alice nao vai vender aqui no brasil?

    Eu li O exorcista ano passado e logo depois minha mae foi viajar e me deixou sozinha. Foi tenso rsrs Esse ano nada de livros de terror com espiritos, fico muito impressionada.Li tbm ano passado Frankestein, achei comovente o encontro do monstro e da criatura.
    Esse “the kiss” com certeza vou comprar! Adoro o selo Darklove tbm! Amo histórias sobre reino, dinastias, briga por tronos…

    Aiiii que raiva! perdi o dia de me inscrever para receber uma cartinha sua. Diz que vai ter mais????? rsrs

    Ju, estou adorando o VEDA!!! post todo dia de pessoas que gostamos! Fora que vi o video da Tati ne que voce mandou alguns marcadores, fiquei me controlando pra comprar pq ja tinha feito uma comprona faz pouco tempo. Bju pra Adriana arrependida agora, to tao in love com as ilustracoes da Leia….
    Comprei as canetas no Ali tbm, chegou super rápido. A ponta dela é super fina mesmo, adorei =)
    o livro de circo que falei chama “a mecanica do coraçao”, vc nao tem ele nao ne?! rsrs Te mando mes que vem!

    Recebi um postal super divertido. Ele é em formato de laranja, grandao, a menina disse que escolheu um postal grande do tamanho do meu pais. Achei muito fofa! Ela é da Suécia, um país espremidinho entre tantos outros. É muito legal entender como as pessoas la fora nos veem =)

    bju Ju e boa semana

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiiii Adriana !! ❤ ❤ ❤ Que bom que deu tudo certo na sua cirurgia !! ❤ ❤ ❤ Eu nunca fiz cirurgia (e morro de medo só de escutar essa palavra, ahahah).

      Aaaah !! Eu estou ansiosa para ler o de Star Wars !! Mas o Batman chegou aqui semana passada, então, acho que vou começar na semana que vem !! Daí depois, Star Wars !! Amo esses dois universos, vai ser uma leitura maravilhosa !! ❤

      Eu ainda não encontrei aquele livro de Alice para vender aqui no Brasil … E na internet só encontrei o livro digital, na apple store. =( Mas vou continuar pesquisando !!

      Aaaaaah, Adriana !! Você leu O Exorcista ?! Eu morro de medo dessa história !! Mas eu estou bem curiosa para ler O Exorcismo (que conta a história verdadeira) !! Deve ser bem sinistro, né ?! Ah !! Também amo histórias com reinos, etc. Estou lendo As Crônicas de Gelo e Fogo !! ❤ ❤ Mas estou beeeeem no comecinho ainda. Ansiosa pelo The Kiss of Deception. ❤ DarkLove é puro amor !!

      Pode ficar tranquila !! Vou fazer sim outro projeto de Cartinhas !! Estou adorando essa ideia !! ❤ ❤ ❤

      Feliz demais que você está gostando do VEDA !! ❤ Muito obrigada !! Só ontem que eu não consegui postar !! Mas hoje vai ter post sim, eu espero !! ❤ Obrigada por estar acompanhando !! ❤ A Tati é uma linda, né ?! ❤ ❤ ❤ ❤ Ela abraçou meus desenhos !! Ela é maravilhosa !! ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

      Nossa !! Eu não tenho o A Mecanica do Coração !! Muuuuuuuuuito obrigada !! ❤ ❤ ❤

      Que legal que você recebeu um postal tão divertido !! Esse postcrossing é ótimo !! ❤ ❤ ❤ Em breve farei outro post sobre ele. xD Estou adorando !!

      Beijoooooooos !!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s