12 meses de Poe #03 ♥

Poe - Juliana Fiorese

Estamos decerto condenados a continuar flutuando no
limiar da eternidade, sem nunca dar esse derradeiro
mergulho no abismo“.
[Manuscrito encontrado numa garrafa]
[Contos de imaginação e mistério, p. 77]

Dando continuidade ao projeto 12 meses de Poe, criado pela Anna o blog dela é lindo, gente !! -, hoje vou falar sobre o terceiro conto de Poe que eu li este ano, o Manuscrito encontrado numa garrafa ♥ – com spoiler – !!

me apaixonei pela história simplesmente por ela acontecer em um navioamo histórias que acontecem no mar -, mesmo sendo um conto de horror ♥ !!

Poe - Juliana Fiorese

O conto já começa com o narrador justificando o quão culto e estudado ele é. É como se ele estivesse avisando ao leitor sobre sua sanidade, antes mesmo de começar a contar a história pela qual ele passara.

Julguei apropriado postular tudo isso de antemão ou de outro modo a incrível história que tenho para contar seria considerada antes a demência de uma imaginação desabrida do que a experiência positiva de uma mente para a qual as quimeras da fantasia têm constituído letra morta e nulidade“. [p. 67]

O narrador – personagem – está contando sobre um passeio de navio que ele fez para os arquipélagos das ilhas de Sonda e nos descreve sobre toda a calmaria da viagem, muitas vezes até monótona, ao longo de quase cinco dias à bordo.

Poe - Juliana Fiorese

De repente, acontece um furacão que acaba matando muitas pessoas na tripulação, deixando o navio um pouco destruído, mas ele é um sobrevivente e fica completamente angustiado ao passar longos dias à deriva, desolado, sem ter como sair daquela situação, sem resgate, etc..

As ondas ultrapassam qualquer coisa que eu imaginava possível o fato de não submergirmos imediatamente era um milagre. Meu companheiro falou da leveza de nossa carga e lembrou-me das excelentes qualidades do navio; mas eu não conseguia deixar de sentir a completa inutilidade de qualquer esperança e preparei-me sombriamente para a morte que ao meu ver nada podia protelar em mais de uma hora, à medida que, a cada nó avançado pelo navio, a descomunal elevação dos mares negros tornava-se mais desoladoramente apavorante“. [p. 71]

E o navio acaba indo cada vez mais para uma infinidade oceânica assustadora, completamente escura.

Poe - Juliana Fiorese

Até que ele encontra um navio enorme e, por determinado acontecimento, ele acaba entrando lá !! A princípio fica escondido, mas depois percebe que isso era inútil !! Ninguém ali conseguia enxerga-lo.

Então ele começa a escrever o manuscrito que vai ao mar em uma garrafa, contando sobre as peculiaridades daquele navio em que ele acabara de embarcar.

Ao lado da personagem, nós ficamos aflitos, acompanhamos seu sofrimento eterno, e ficamos amedrontados com aquelas lembranças de eras perdidas no tempo através do olhar dos senhores com espírito ancestral daquele navio.

O conto é completamente misterioso e tem um desfecho incrível.

E depois a gente fica se questionando… Ele estava morto ?! Ou aconteceu alguma viagem no tempo, e ele ficou ali perdido em sua imensidão ?! Ou será que esses são devaneios de uma pessoa que enlouqueceu perante a eternidade do oceano ?! Enfim, né. Depois vou reler o conto.

Jamais – sei que jamais – me darei por satisfeito com respeito à natureza de minhas impressões“. [p. 73]

Conceber o horror de minhas sensações é, presumo, completamente impossível; contudo, uma curiosidade de penetrar nos mistérios dessas plagas espantosas predomina até mesmo sobre meu desespero, e me trará resignação perante o aspecto sumamente hediondo da morte“. [p. 79]

Poe - Juliana Fiorese

A minha impressão sobre Poe é que eu sempre fico um pouco chocada quando termino de ler um conto – aconteceu isso com os três que já li -, precisando de silêncio para refletir. Mas depois que esse tempo passa e quando cai a ficha, nossa, como eu sinto o quão gostei da história . Ele é genial no terror.

É um sentimento tão novo e surpreendente ♥.

Poe - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aqui: Contos de imaginação e mistério
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ♥,
Juliana Fiorese.

♥ Para ler todos os posts do projeto #12mesesdepoe, é só clicar nesse link aqui. ♥

Catarse - Juliana Fiorese

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas como essa por aqui .


4 comentários sobre “12 meses de Poe #03 ♥

    1. Oiii Ana !! Feliz demais que gostou das recompensas do Padrim !! Muito obrigada por avisar que recebeu !! E obrigada por apoiar o projeto !! ❤ ❤ ❤ ❤ Eu é que agradeço mil vezes !! ❤ ❤ ❤ ❤ Já estou preparando, com todo o carinho do mundo, as recompensas desse mês !! Beijoooooos !!!

      Curtir

    1. Oiii Anna !! ❤ ❤ ❤

      Eu é que te agradeço pelo incentivo de leitura dos contos de Poe !! Seu projeto é maravilhoso e eu estou amando !! Vou querer continuar com ele nos próximos anos também !! Parabéns pela iniciativa, viu ?! ❤ ❤ ❤ Está sendo uma experiência incrível conhecer o autor. ❤ ❤ ❤

      Estou feliz demais por saber que você está gostando das minhas resenhas (espero não estar falando tanta besteira ahahaha… é que eu realmente nunca havia lido nada dele !! Ele é ótimo !!). ❤ ❤

      Beijooooooos e ótimas leituras !! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s