Donnie Darko ♥

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Eu não quero estar sozinho“.
[Donnie Darko, p. 142]

Eu gosto tanto do filme Donnie Darko que eu já o assisti incontáveis vezes – e, em todas elas, me apareceram questionamentos e dúvidas – e, por mais que eu estivesse muito ansiosa para ler o livro, eu tive medo.

Medo de não dedicar o tempo de leitura e a atenção que – para mim – Donnie Darko merece; medo de não estar à altura – e sei que não estou, mas vou tentar – para falar sobre. Sei lá. Medo.

Uma espécie de euforia interna, sabe ?! Por gostar tanto. Acho que por tudo isso eu não li o livro logo que ele chegou aqui em casa – vai entender.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

ISBN: 978-85-66636-99-4 | DarkSide Books | 240 páginas | 21,4 x 14,2 x 2,2 cm | 2016

E agora, vê se pode, eu não consigo parar de abraçar esse livro, gente. ♥

Preciso adiantar que, para quem é muito fã, vai sentir uma emoção gigante em cada parte do livro. Desde a introdução até às fotografias lá no finalzinho do livro. E, para quem ainda não conhece, é uma boa oportunidade de aprender a amar essa história. ♥ Que tal ?

Muito obrigada, DarkSide Books, por ter me enviado um exemplar de Donnie Darko. O coração agradece e vocês ainda fizeram uma parceira muito, muito, muito feliz. ♥

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aquiDonnie Darko
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Vai ser difícil estruturar esse texto, porque a emoção está vencendo. Mas, espero que, no final das contas, eu consiga passar o que eu tirei de melhor desse livro. E espero que vocês gostem do resultado.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

primeira emoção aconteceu tão logo eu abri o livro e um marcador de páginas em formato de avião caiu na minha mesa. Mas o que aqueceu meu coração foi que este avião estava com a dianteira voltada para baixo, gente. Simulou exatamente a queda de um avião !! E a queda de um avião – de sua turbina, mais especificadamente – é um elemento essencial para o desenvolvimento da história.

Eu não sei se foi intencional o fato desse marcador estar virado de “ponta cabeça” ou se foi puro acaso, mas eu achei isso genialEu já amei o livro desde esse momento. E é incrível quando a gente tem várias experiências sensoriais assim, né ? No ato de ler. ♥ Posso estar viajando nas ideias, mas quem é fã de Donnie Darko vai me entender. Sei que vai. ♥

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

♥ INTRODUÇÃO ♥

Passado esse momento, vem Seu Antonio Tibau – o tradutor – e com simplicidade vai nos contando na introdução – maravilhosa, diga-se de passagem – um pouquinho sobre o filme; sobre a quantidade exorbitante de fãs que Donnie Darko tem hoje em dia levando “em consideração a complexidade de sua história, numa época em que a obviedade costuma ser regra” (palavras dele mesmo, na página 16), essas coisas todas.

Aí, como se já não bastasse tanto amor, ele vem e joga na nossa cara que a gente tem em mãos o Donnie Darko original !! Sabe ? O roteiro do filme. O documento em que a história nasceu; o documento que todos os atores utilizaram para trabalharem no filme. Como é que a gente lida com isso, né ? ♥

A gente só respira mesmo. E toma fôlego para a próxima parte.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

P.S.: A sugestão de Tibau é que, se você ainda não assistiu o filme, faça isso agora. E eu o entendo demais… Não é que você não vá entender nada caso leia o livro antes do filme, mas você já vai estar inserido nesse universo – e em todos os questionamentos e reflexões – e o teu carinho pela história ficará maior ainda

Veja o filmeLeia o livro. ♥ – Mas é só uma sugestão.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

♥ PRÓLOGO ♥

Pronto. Morri. ♥

Quem escreveu o prólogo foi Jake Gyllenhaal. Esse lindo desse Jake Gyllenhaal. Deixa eu só copiar aqui as primeiras palavras dele. Vê só:

Do que se trata o filme Donnie Darko? Não faço ideia, pelo menos não conscientemente. Mas, de alguma forma, eu sempre o entendi. Para mim, a coisa mais incrível ao fazer esse filme foi o fato de que ninguém, incluindo o homem que viu a história emergir de sua mente, tinha uma resposta simples para essa pergunta. E, por ironia, esse é exatamente o sentido do filme. Nunca existe uma única resposta para qualquer pergunta“. [p. 21]

E a defesa que Gyllenhaal faz sobre essa afirmação só me deixou mais encantada ainda por ele. ♥ Ele também vai explicar o seu ponto de vista sobre o que fez Donnie Darko ser tão legal !!

Realmente, é um filme para nos tirar da nossa zona de conforto, quando não há nenhuma resposta lançada na nossa frente. O filme, nas palavras do ator, “exige que os espectadores participem do processo de desvendar as respostas junto com ele“. [p. 23].

Eu preciso dizer que li esse prólogo pelo menos umas 15 vezes ?! ♥

Donnie Darko - Juliana Fiorese
Jake Gyllenhaal, ator que interpretou o personagem Donald Darko. Fonte: Google.

♥ ENTREVISTA ♥

Depois nos deparamos com uma entrevista maravilhosa com o cineasta Richard Kelly, que dirigiu Donnie Darko em 2001, aos 25 anos de idade.

Na entrevista ele vai nos contar sobre como foi a sua infância, sobre o apoio e incentivo de seus pais, as atividades artísticas que ele desenvolvia, os colégios e faculdade que ele cursou, as suas referências e fontes de inspiração – literárias, cinematográficas e musicais -, sobre a escolha de se tornar diretor, quando ele começou a fazer curtas, e principalmente sobre toda a experiência com Donnie Darko, desde as dificuldades inicias até o lançamento, as provações e, por fim, sobre o sucesso do filme.

Que felicidade essa entrevista, viu? ♥

Donnie Darko - Juliana Fiorese
Cineasta Richard Kelly. Fonte: Google.

 “Acho que somos desafiados pelas coisas que estão um pouco além do nosso alcance“. [p. 31]

Outra coisa que aprendi é que, ao conceber um filme, a primeira pessoa que você precisa agradar é a si mesmo. Se você tentar agradar aos outros, você nunca vai ter uma voz própria. Nunca será um filme que vem de um lugar honesto. Desde o começo, sempre tentei criar coisas que eu queria ver, mas que nunca tinha visto“. [p. 36]

O filme nunca teria sido o que é se eu tivesse parado e duvidado de mim porque eu provavelmente ficaria com medo“. [p. 43]

A vida nunca é sobre uma coisa só“. [p. 45]

Arte é pessoal. Para mim, todos os artistas que admiro se expõe. É perigoso se expor porque você sempre corre o risco de que todos vejam que grande babaca você é. É perigoso e assustador, mas se isso é o que você quer fazer da vida, e quer fazer bem-feito, precisa estar disposto a se expor“. [p. 51]

No final das contas, é o trabalho, é o roteiro que importa. Mas para que ele seja lido, você precisa de alguém que consiga criar uma sensação de urgência em volta do seu roteiro“. [p. 55]

As pessoas procuram um motivo para detonar alguma coisa“. [p. 73]

Donnie Darko - Juliana Fiorese

♥ ROTEIRO ♥

E então, temos o roteiro do filme que vai descrever tudo o que acontece na história – e um pouquinho mais -. Eu nunca havia lido um texto de roteiro antes, mas gostei muito dessa nova experiência, principalmente por se tratar de Donnie Darko.

A história de Donnie Darko, básica e resumidamente – se é que é possível fazer isso -, é que acontece um episódio raro onde abre-se um caminho de minhoca – que significa uma capacidade de prover um atalho para saltos entre duas regiões distantes do espaço-tempo – e uma turbina de um avião vem do futuro e cai no quarto de Donnie.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Por intervenção de Frank – um coelho de quase 2 metros de altura que aparece diversas vezes para o nosso protagonista -, Donnie estava dormindo em um campo de beisebol.

Ah !! É dito que Donnie sofre de sonambulismo e de esquizofrenia, mas cada pessoa vai interpretar se isso realmente é um fato ou não, pois Donnie começa a cometer atos de vandalismo alegando ser Frank quem lhe dá as ordens.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Quando acontece um buraco de minhoca e algo vem do futuro, abre-se um Universo Tangente e o mundo fica totalmente instável – daí a gente percebe todas as “desgraças” que vão acontecendo para cada personagem -, sustentando-se por não mais que algumas semanas.

Se o objeto não voltar para o lugar de onde veio, abre-se um buraco negro no Universo Primário – aquele sem a turbina vir do futuro – capaz de destruir toda a existência.

E é isso que Donnie precisa desvendar e resolver, com as pequenas pistas que ele vai reunindo ao longo da trama e com a ajuda de Frank, dentro de 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos, antes que o mundo acabe.

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Mas não é só isso, gente.

O filme é repleto de detalhes que vão nos deixar na dúvida, vão nos fazer questionar infinitas vezes, vão nos fazer refletirvoltar em ideias já descartadasEssa história é genial. Eu sou tão apaixonada por ela que é certeza que vou reler esse livro a vida inteira !!

Donnie Darko - Juliana Fiorese

cena final é de arrepiar e partir o coração, quando todos os personagens começam a acordar ao som de “Mad World” do Tears for Fears, e a gente sente tudo o que está acontecendo. ♥

Amor eterno pra Donnie Darko !!

Donnie Darko - Juliana Fiorese
Cartaz do filme. Fonte: Google.

♥ Ainda em tempo ♥

Uma das coisas que me deixa perturbada toda vez que eu assisto o filme, é saber se o Frankie Feedler, amigo dos pais de Donnie que morreu na formatura da escola tem alguma ligação com o Frank, que aparece para Donnie. Eles tinham a mesma idade praticamente, e o mesmo nome.

Parece uma coisa meio cíclicaque fica se repetindo. Até no próprio diálogo dos dois, sobre os nomes:

Donnie: Por que te chamam de Frank?
Frank: É o nome do meu pai… e do pai dele. [p. 166]

Ainda sobre nomes … Nós não ficamos conhecendo o nome real de Gretchen, né ?! Eu acho que é assim porque no final da história acontece tudo aquilo – que eu não vou comentar aqui – e faz muito sentido permanecer assim.

O que vocês acham ?

Donnie Darko - Juliana FioreseFrank, o coelho, amigo imaginário de Donnie. Fonte: Google.

E isso me faz lembrar de uma curiosidade que eu vi no blog do Printerama – clica aqui para ver as 15 curiosidades que eles mostraram sobre Donnie Darko – sobre a presença do numeral 8 ao longo de toda a história. Vê só o que eles apontaram:

“O filme se passa em 1988 e o número 8 é recorrente dentro de sua trama, acompanhe:

 O coelho Frank diz à Donnie que o mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. A soma desses números é 88;
– O avião que quase cai é o voo 2806, atrelado ao Portão 42, às 12h. Sua soma é 88;
– Quando Samantha pergunta quando ela pode ter filhos, Donnie diz: “Não até a  série”;
– Donnie menciona à seu terapeuta que seu cão Callie morreu quando ele tinha anos;
– Donnie faz piada que para viajar no tempo em com “De Volta para o Futuro”, o DeLorean tinha que alcançar a velocidade de 88 milhas/hora;
– De acordo com o repórter de televisão, o fogo na casa de Jim Cunningham acabou “em algum momento depois das 8h da noite”;
– Naquele ano, George Bush venceu a eleição em 08 de novembro de 1988; [clica aqui para ver todo o post do Printerama.

Além disso e por pura coincidência – ? -, Donnie Darko foi filmado em 28 dias !!

E fica a reflexão sobre o desenho do 8 que também tem isso de cíclico que eu comentei lá em cima, né ?! Não sabemos qual é o seu ponto inicial, nem tão pouco onde é o ponto final; ficamos passeando no traço dele para sempre, mesmo que fiquemos repetindo o percurso. E o próprio 8, se virado de lado, é o símbolo do infinito.

Curioso demais.

Donnie Darko - Juliana Fiorese
Donnie Darko, interpretado por Jake Gyllenhaal. Fonte: Google.

Outro detalhe do filme que eu só percebi na leitura do livro foi o quanto Richard Kelly conseguiu inserir, nos diálogos, resumos de grandes feitos da história e do que se trata grande parte dela.

Um exemplo disso é sobre as consequências dos acontecimentos:

Donnie: Ainda bem que a escola inundou hoje.
Gretchen: Por quê?
Donnie: Sem isso, nunca teríamos tido essa conversa. [p. 115]

E o que é que mais a gente fica fazendo depois que assiste o filme ? Procurando possibilidades de acontecimentos para todos os tempos possíveis !!

Donnie Darko - Juliana Fiorese

♥ A FILOSOFIA DA VIAGEM NO TEMPO ♥

Por fim, quando o roteiro do filme acaba, nós somos apresentados ao livro que Donnie recebe do professor MonnitoffA filosofia da viagem no tempo, escrito por Roberta Sparrow – também personagem e elemento importante da trama.

O livro vai explicar o que é Universo Tangenteartefatosviventesreceptoresmortos manipuladosetc., etc.. E é maravilhoso !! Vai nos esclarecer muitas coisas, mas não vai explicar a história em si !! O que, para mim, é sensacional. ♥

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Título - Juliana Fiorese

As pessoas não são tão simples“. [p. 134]

Toda criatura viva neste planeta morre sozinha“. [p. 141]

Eu não quero estar sozinho“. [p. 142]

Donnie Darko - Juliana Fiorese

É… bem, não é assim que o mundo funciona. Se você continuar sendo muito honesto, qualquer dia o mundo vai encontrar um jeito de te destruir“. [p. 150]

Você nunca vai saber o que quer ser quando crescer. Na maior parte do tempo, ninguém sabe“. [p. 157]

Donnie: É. Me diz por que você está usando essa fantasia estúpida de coelhinho.
Frank: Por que você está usando essa fantasia estúpida de homem? [p. 165]

Sei que não sou muito bom… pra conversar. Mas seja lá o que for que aconteça em sua vida… quaisquer obstáculos que você enfrentar… você deve falar e fazer aquilo que manda seu coração. Seja honesto… e diga a verdade. Mesmo que olhem estranho pra você – e eles vão. Vão te dizer que você está errado. Vão te chamar de tolo. Mas o que você precisa entender, filho, é que a maioria dessas pessoas é cheia de merda. Elas são parte dessa grande conspiração da babaquice… e têm medo de pessoas como você. Porque você é mais esperto do que todas elas“. [p. 170]

Algumas pessoas nascem marcadas pela tragédia“. [p. 195]

Juliana Fiorese - Títulos

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Donnie Darko - Juliana Fiorese

Adquirindo o livro clicando nesse link aquiDonnie Darko
você incentiva e ajuda o blog a crescer.

Vou deixar aqui o vídeo de Mad World; e não tem como não se emocionar com a música e não tem como não lembrar exatamente de todas as características e entendimentos finais do nosso personagem principal, Donnie Darko:

Apesar de eu não entender exatamente tudo sobre o filme, Donnie Darko faz todo o sentido para mim, e é uma das minhas histórias preferidas da vida. Sempre.

É isso pessoal !!

Quem já leu o livro? O que achou dele? E quem já viu o filme ?! Me contem aqui nos comentários, eu adoraria conhecer a opinião de vocês ♥ !!

Espero que tenham gostado da resenha de hoje.
Muito obrigada por acompanharem até aqui.

Com muito carinho ♥,
Juliana Fiorese.

Lembrando que, comprando qualquer livro clicando aqui: Amazon
você ajuda o blog a crescer e incentiva cada vez mais a postagem de
novas resenhas como essa por aqui .


19 comentários sobre “Donnie Darko ♥

  1. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A…. simplesmente demais a sua resenha, eu sempre me encanto quando venho ao seu blog e vejo um trabalho como esse. Percebi a emoção que você teve ao escrever sobre Donnie Dario, e se tem uma coisa que aprendi sobre blogs recentemente é a emoção é essencial numa resenha. Claro, sua resenha também está bem completa, fala de detalhes da obra, e não leva-lá depois disso, seria uma heresia. Conheci o filme a bem pouco tempo, a proposta de não entende-lo 100% é genial, afinal quantas coisas na vida não entendemos completamente, mas continuamos amando, e Donnie Dario é isso, sua complexidade traz isso, traz o prazer de uma obra simples em primeiro plano, com reflexões eternas no segundo plano… Mais uma vez parabéns por tentar transmitir esse amor que sentimos por essa obra.

    Abs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiiii Francisco !!! Muito, muito, muuuito obrigada !! Eu não sei nem mais como te agradecer, ahaha. xD Que comentário lindo (como sempre) !! ❤ ❤ ❤ Estou feliz demais por saber que gostou da minha resenha e que sentiu a emoção que tive ao ler essa obra !! É que eu realmente amo Donnie Darko e me empolguei com a leitura e com o texto que fiz aqui para o blog. xD ahaha xD ❤ ❤ ❤ Obrigada por tudo !! Beijos !! ❤ ❤ ❤

      Curtir

  2. Eu fiz ao contrário de você, quando chegou o livro da pré-venda eu tive que terminar rapidamente o livro que eu estava lendo só pra me dedicar a Donnie Darko, já vi o filme umas duas vezes e pretendo ver de novo, e claro reler esse livro maravilhoso, também não sabia que era o roteiro então pirei muito! E essa edição da Darkside, morri de amores. E essa sua resenha ficou ótima ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nossa senhora amei tudoooooo
    Amei seu blog, to amando, o livro? muito legal, to adorando ver os livros que você indica, são diferentes e muito legais, já fico com vontade de ler pela capa do livro, pelos detalhes muito legal.
    Apaixonada é pouco
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiiii Fe !! ❤ ❤ ❤ Muito obrigada por visitar o meu blog !! Estou muito, muito, muuuito feliz em saber que gostou desse espaço aqui. Obrigada também por compartilhar a tua opinião comigo !! Ela é muito importante para mim e para o meu trabalho. ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ Beijinhooooos !! ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

      Curtir

  4. É até complicado comentar pq cada vez que assisto tenho uma teoria diferente. Também amei o livro ♥
    De qualquer forma, sempre achei que o Frank que os pais do Donnie citam fosse O PAI do Frank coelho!
    Outra coisa que fica na minha cabeça é o fato de o Frank Coelho ser um morto manipulado por ter morrido em uma viagem no tempo, então não consigo pensar nisso e achar que era ele que os pais do Donnie citam, sabe?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também fico desse mesmo jeitinho, Barbara !! O que é maravilhoso, né ?! Nunca entender logo de cara, assim que assiste. Todos os diálogos e todos os detalhes são cheios de significados !! É impressionante !! Por isso que é um dos meus filmes preferidos. ❤ ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

    1. ahahahahahaha … Eu nunca assisti esse filme da Samara no poço. =[ É “O Chamado”, né ?! Eu nunca vi … :O Tem uns atores que eu acho esquisito ver em outros filmes. Tipo, Harry Potter vai ser sempre Harry Potter, Frodo vai ser sempre Frodo, Arya Stark vai ser sempre Arya Stark (eu não sei nomes de atores); independente do papel em outros filmes, eu acho que nunca vou conseguir separar desses personagens mais marcantes. Não sei se foi essa a comparação, mas eu me lembrei disso. ahahah xD

      Curtido por 1 pessoa

      1. Não é bem nesse sentido, é no sentido de que ela é muito fofinha em Donnie Darko e o oposto em O Chamado! Eu nem havia me tocado que era ela, um dia que googlei o nome da atriz que vi!
        E concordo, há personagens que marcam, como o Harry Potter e a Phoebe, de Friends! hahahha
        Um beijo!

        Curtido por 1 pessoa

    1. E ele é bem louco mesmo, Izabella !! ❤ E é justamente por isso que eu amo esse filme !! ahahaha Sabe aqueles filmes que a pessoa não entende nada (mas que sempre trazem reflexões mais profundas, se a gente parar para pensar nos detalhes) ?! Pronto. É meu gênero preferido !! E Donnie Darko vence nisso !! ❤ Assiste mesmo, eu indico demais. Depois me conta o que achou ?! ❤ E o roteiro só fez aumentar o meu amor pela obra. ❤

      Estou feliz demais por saber que você gostou do post. Muito obrigada, viu ?!
      Beijinhos, Ju.

      Curtir

  5. Que resenha incrível, Ju!! Estava com saudades de ler suas resenhas, super detalhadas e delicadas! Nunca assisti, mas sempre tive curiosidade por causa dos diversos artigos e vídeos sobre “Entenda Donnie Darko” haha
    Agora estou mais instigada ainda a ler o livro, por causa da trama e essa edição maravilhosa ajuda a querer comprar haha
    Beijoss

    Curtir

    1. Feliz demais que gostou da resenha, Rafa !! Muito obrigada !! ❤ ❤ ❤ Realmente, tem muitos artigos tentando explicar Donnie Darko, mas acho que ele foi feito para não ser entendido mesmo. E isso que o torna genial. Donnie Darko é uma história muito bonita (na minha opinião). ❤ ❤ ❤ Eu só sugiro que assista o filme antes de ler o livro. O livro é o roteiro do filme, então não vai mostrar ambientações, essas coisas. Acho que para sentir melhor o livro (e você vai sentir, certeza) é preciso ter visto o filme. Esse é um dos meus filmes preferidos !! E o livro só fez aumentar minha paixão por Donnie Darko, até quando achei que não seria mais possível gostar mais do que eu já gostava do filme. ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s